Por: Yasmim Grijó

Petrópolis registra aumento de casos de covid-19

78,2% dos petropolitanos foram imunizados com a primeira dose de reforço | Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Dados do Painel de Monitoramento da Covid-19 apontam aumento dos casos em Petrópolis. Em janeiro deste ano, foram 1510 notificações, com 142 confirmadas. Em fevereiro, o painel mostra que houve um aumento significativo da circulação do vírus. Das 2.931 notificações, 872 pessoas testaram positivo. A última atualização feita no dia 1 de abril, mostra que só no mês de março foram 1.910 notificações e 532 casos confirmados. Neste ano, até o momento, são quatro mortes confirmadas pela doença.

Segundo o painel de monitoramento do governo do estado, Nova Friburgo teve 498 casos registrados nos dois primeiros meses de 2024 e duas mortes confirmadas. Em Teresópolis, até o momento, foram 207 registros e uma morte.

Vacinação

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 são muito eficazes e deram uma contribuição importante para limitar a transmissão do vírus em todo o mundo. Entretanto, nenhuma vacina é 100% eficaz na prevenção da doença. Sempre haverá uma pequena porcentagem de pessoas totalmente vacinadas que ainda ficarão doentes. Mas, geralmente, os sintomas são leves ou ausentes do público imunizado.

Além disso, a proteção total da vacina começa 14 dias após a administração da segunda dose da vacina. Uma pessoa pode, então, contrair o vírus imediatamente antes ou logo após receber a vacina contra a covid-19 e, portanto, não estará totalmente protegida apesar da vacinação durante esse período.

De acordo com o médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Luís Arnaldo Magdalena, a covid-19 é um vírus de fácil transmissão através de gotículas respiratórias, ou seja, de pessoa para pessoa, portanto a vacina é a melhor forma de prevenir os sintomas mais graves da doença, como casos de internações, tratamentos respiratórios, situações de internações e mortes.

"Por isso, temos que destacar sempre que necessário a importância da vacina, principalmente quando acompanhamos um aumento significativo no município. O principal benefício da imunização é evitar a progressão para os casos graves da doença. Ou seja, reduzindo drasticamente o número de internações e necessidade de transferência para a UTI - Unidade de Terapia Intensiva," explica o médico.

Segundo o Painel de Acompanhamento da Vacinação contra o Covid-19, 78,2% dos petropolitanos foram imunizados com a primeira dose de reforço. Já a segunda dose de reforço, o gráfico apresenta o número estagnado em 28,6% da população (87,3 mil pessoas). Uma pequena quantidade para a importância da vacina e pelo aumento no número de casos na cidade.

Vale ressaltar que no dia 18 de março, a Prefeitura de Petrópolis ampliou a vacinação e convocou os grupos prioritários que ainda não iniciaram o esquema vacinal ou não receberam a dose de reforço anual a procurarem os postos de vacinação para se imunizarem.

"A adesão para a dose de reforço tem sido abaixo do esperado. Estamos comprometidos em garantir que nossa população receba a proteção necessária. As vacinas são seguras e eficazes. Por isso encorajamos a todos que ainda não foram vacinados a tomarem essa medida para sua própria saúde e da nossa cidade", ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

Confira a lista completa dos Postos de Vacinação:

Centro de Saúde Coletiva* - 8h às 16h - terça, quinta e sexta; 8:00 às 19:30 segunda e quarta;
PSF Alto da Serra - 8h às 16h - terça e sexta; 8h às 19h30 segunda, quarta e quinta;
UBS Alto Independência - 8h30 às 16h30 - segunda a sexta;
UBS Morin - 8h30 às 16h3 - segunda, quarta e sexta; 8h30 às 19h30 - terça e quinta;
UBS Quitandinha - 8h30 às 19h - segunda a sexta;
Ambulatório Escola FMP/FASE - 8h às 16h - segunda a sexta;
Centro de Saúde Itamarati - 8h30 às 19h30 segunda a sexta;
Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro - 8h30 às 16h30 - segunda a sexta;
PSF Posse - 8h às 16h - segunda a sexta;
UBS Mosela - 8h30 às 19h - segunda, quarta e sexta; 8h30 às 16h30 - terça e quinta;
UBS Araras - 7h30 às 15h30 segunda a sexta;
UBS Itaipava* - 8h30 às 16h30 segunda, quarta e sexta; 8h30 às 19h - terça e quinta;
UBS Pedro do Rio - 8h às 16h segunda a sexta;
UBS Retiro - 8h30 às 19h30 - segunda a sexta;
UBS Bairro da Glória - 8h30 às 16h30 - segunda a sexta;
UBS Vicenzo Rivetti - 8h30 às 16h30 segunda a sexta;


*Centro de Saúde Coletiva e UBS Itaipava vacinação contra covid a partir dos 6 meses.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.