Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Defensoria Pública dá assistência aos desabrigados

Mutirão leva serviços às vítimas das chuvas | Foto: Divulgação/Receita Federal

O 8º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública em Petrópolis está acompanhando a resposta da Prefeitura às chuvas do dia 22 de março. De acordo com a Defensoria, foram registrados mais de 500 moradores desalojados em diferentes pontos do município. "A Defensoria Pública tem prestado um papel importante no monitoramento das chuvas em Petrópolis. Fizemos uma reunião com a Defesa Civil no dia 21 para saber os mecanismos de prevenção e combate às chuvas e fomos convidados a fazer parte do gabinete de crise, além de atuar na fiscalização dos centros de apoio e do abrigo voltado às pessoas desalojadas e desabrigadas", explica a defensora pública Luíza Maciel, do 8º Núcleo Regional.

 

Mais de 200 pessoas em escola

No Independência, no abrigo improvisado na Escola Municipal Alto Independência, mais de 200 pessoas passaram pelo local. Segundo a Defensoria, não há informações precisas a respeito de quem estava efetivamente desabrigado ou meramente desalojado. O local é usado como ponto de apoio, mas devido às consequências das últimas chuvas, está sendo usado como abrigo para as famílias que não podem retornar para as casas. A Defensoria visitou os pontos de apoio e entrevistou os abrigados para saber se as condições do local são adequadas.

Semana da Memória, Verdade e Justiça em Petrópolis

'Casa da Morte' foi usada como centro de tortura | Foto: Divulgação/GPM

Em Petrópolis, até o dia 8 de abril, acontecerão uma série de eventos e ações para lembrar e refletir os 60 anos do golpe de 1964, com uma programação intensa que marca a Semana da Memória, Verdade e Justiça. Instituída pela lei municipal 7.398 de 2016, a semana terá atividades promovidas pelo Grupo Pró-Memorial (GPM) Casa da Morte, Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL) e Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) de Petrópolis, além de parceria com grupos do Estado do Rio de Janeiro que atuam em defesa da democracia. Para mais informações, acompanhe a página do Grupo Pró-Memorial Casa da Morte no Instagram (@gpmcasadamorte).

Prêmio Argila do audiovisual

Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Argila do Audiovisual Petropolitano. Os filmes podem ser inscritos no site da Prefeitura até o dia 26 de abril. Podem se inscrever qualquer obra de audiovisual, produzida na cidade ou feita por petropolitanos, entre 2021 e 2023. São oito categorias de gênero: Ficção, Documentário, Série ou Websérie, Animação, Experimental, Videoclipe, Audiovisual Expandido, Outros. E seis categorias premiáveis: Melhor Direção e Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Filme - Júri Popular. Menção Honrosa - Júri Especializado. 

Resultado do concurso da CPTrans

A Prefeitura divulgou o resultado final do concurso público da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). A listagem com os aprovados, em todos os cargos, está no site da instituição municipal (petropolis.rj.gov.br) e do INQC (inqc.org.br). São 623 vagas, sendo 73 vagas imediatas e 550 para a formação do Cadastro de Reserva. Serão preenchidos cargos operacionais e administrativos, de níveis fundamental incompleto e completo, médio, médio técnico e superior. Além das vagas de preenchimento imediato, há oportunidades para formação de cadastro reserva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.