Por: Leandra Lima

TRE-RJ começa a contatar mesários

Mesário tem direito à folga no serviço pelo dobro de dias de convocação | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com as movimentações no cenário político frente às eleições de 2024, os cartórios eleitorais das cidades de Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, Areal, São José, Paraíba do Sul, Paty de Alferes e de toda região fluminense do Rio de Janeiro, já iniciaram os contatos com mesários e mesárias que vão atuar, durante os dias de votação, ou seja, no 1º e no 2º turno, que estão previstos para outubro.

No primeiro momento, a instituição entra em contato com os indivíduos cadastrados na base de dados da Justiça Eleitoral, como voluntários para a atuação nas mesas receptoras de votos. O objetivo é confirmar a situação em que eles se encontram. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral-RJ (TER-RJ), nessa fase inicial de pré convocação, às Zonas Eleitorais verificam se a pessoa voluntária tem algum impedimento legal à prestação dos trabalhos eleitorais, como o exercício de cargo de agente policial, ou desempenho de função de confiança no Poder Executivo, entre outras. Além disso, também são divulgadas informações sobre futura nomeação, função eleitoral atribuída e benefícios, bem como sobre a opção de convocação por meio do Sistema de Convocação Eletrônica instituído no TRE-RJ.

A Justiça Eleitoral alerta a população que o contato realizado por parte deles é através de e-mail ou telefone, que estejam cadastrados pelos eleitores no banco de dados eleitoral. Em nenhuma hipótese, é solicitado que os convocados cliquem em algum link, por motivo de segurança, para que evite janelas de oportunidade para a atuação de golpistas.

Mesário

O TRE-RJ fala que, para se inscrever como mesário voluntário, é necessário acessar o site do TRE-RJ ou ir pessoalmente no cartório eleitoral da região. O mesário tem direito à folga no serviço (público ou privado) pelo dobro de dias de convocação, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem. O mesário também tem preferência no desempate em concurso público, quando previsto no edital.

Para estimular a participação, o tribunal firmou parceria com diversas instituições de ensino superior para a concessão de horas para fins de crédito de atividades complementares, mais conhecidas como HAC, aos eleitores estudantes que trabalharem como mesários. Para mais informações, acesse o portal Mesário Voluntário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.