Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Lojas estão autorizadas a funcionar no feriado

Rua Teresa pode funcionar na sexta-feira da Paixão | Foto: Wendel Fernandes

O comércio de Petrópolis está autorizado a funcionar na sexta-feira da Paixão, no dia 29 de março. Para isso, é necessário que os empresários homologuem o termo de funcionamento nos dois sindicatos - Sicomércio Petrópolis (Patronal) e no Sindicato dos Empregados no Comércio. A entrega dos documentos deve ser feita até às 16h da véspera, dia 28, no Sicomércio (Rua Irmãos D' Ângelo, n.º 48, coberturas 04, 05 e 06). Após esse processo, o termo deve ser levado no outro sindicato. "É importante que a homologação seja feita. A expectativa é positiva para este feriado, principalmente para quem vende artigos específicos para a Páscoa. Tradicionalmente, as vendas são reforçadas nos dias que antecedem os feriados", explica o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

 

Mais de 1 mil ocorrências

O número de ocorrências relacionadas às chuvas não para de subir em Petrópolis. Até às 12h45 desta terça-feira (26), a Defesa Civil do município contabilizou 1.006 registros de ocorrências, sendo 683 deslizamentos, por conta da chuva que começou na última quinta-feira (21). Há ainda 193 pessoas em abrigos temporários. São 95 pessoas acolhidas pelo ponto de apoio da Escola Municipal Alto Independência, no bairro Independência. No abrigo do Santa Isabel, no bairro Caxambu, 98 pessoas estão acolhidas no local.

Mobilização contra o desaparecimento de crianças

COMAC realiza atividades pela mobilização | Foto: Divulgação/COMAC

A Comac de Petrópolis, através dos alunos dos projetos sociais e do programa Jovem Aprendiz, iniciou as atividades pela Mobilização Contra o Desaparecimento de Crianças e Adolescentes. Essa ação faz parte da "Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida", que acontece em todo o Brasil entre os dias 25 e 31 de março, instituída pela Lei Federal 12.393/2011. Este ano, o foco das atividades está voltado à internet e os riscos associados ao uso inseguro da mesma. Só em 2023, mais de 71 mil denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil chegaram à Central Nacional de Crimes Cibernéticos da Safernet, ONG que atua em defesa dos direitos humanos.

Alerta para casos de leptospirose

Uma das principais doenças que podem aumentar a incidência após as chuvas é a leptospirose, causada pela bactéria Leptospira. A doença é transmitida pela urina principalmente de ratos e ratazanas com a contaminação em áreas alagadas e lama. A leptospirose é uma doença febril aguda, que tem como sintomas também as dores musculares, cansaço, náuseas, tosse, diarreia, manchas vermelhas no corpo e olhos vermelhos. "Os sintomas da doença podem aparecer até 30 dias após a exposição, mas normalmente ocorre entre 7 e 14 dias e podem ser confundidos com outras doenças. Por isso é importante que em caso de suspeita, as pessoas procurem atendimento médico rapidamente e informar na unidade de saúde que teve contato com a lama ou enchente", orientou Marcus Curvelo, secretário de saúde. "Quanto antes for iniciado o tratamento, mais chances de a doença não evoluir", acrescentou.

A diretora da Vigilância em Saúde, Alessandra Cardoso, alerta que, com as inundações, aumenta o risco de contágio, por isso, as pessoas precisam evitar andar em áreas alagadas ou com lama, já que a bactéria pode penetrar no organismo por meio de pequenas lesões ou mesmo exposição da pele por muito tempo em água contaminada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.