Por: Raphaela Cordeiro

Banco de Sangue tem queda nas doações

HGNI vem estimulando a doação de sangue para garantir que o estoque esteja abastecido | Foto: Divulgação

Por Raphaela Cordeiro

Os estoques do Banco de Sangue Santa Teresa em Petrópolis estão abaixo do limite de segurança de operação do banco. Isto porque, a cidade de Petrópolis foi afetava por uma forte chuva no último fim de semana, fazendo com que muitas pessoas suspendessem as atividades rotineiras, evitando deslocamentos. Assim, o número de doações também caiu, de forma significativa, totalizando uma queda de 90%.

"Nesses três últimos dias o número de doadores caiu muito, o que é compreensível porque a gente precisava garantir a segurança e ficar sem se movimentar pela cidade. Só que o número de pacientes internados permaneceu, o número de pessoas que precisam de sangue permaneceu", disse a coordenadora do GSH Banco de Sangue Santa Teresa, Marcela Colonese.

As bolsas de sangue são crucias, inclusive, para o atendimento às vítimas das chuvas. De acordo com a coordenação do Banco De Sangue Santa Teresa, o consumo de sangue nos últimos dias fez com que o estoque de sangue da cidade fosse prejudicado, por conta dos poucos doadores. "A gente está muito preocupado que nós não teremos sangue nesta semana para atender a nossa demanda, para manter as cirurgias acontecendo", disse Marcela.

O Banco De Sangue Santa Teresa funciona todos os dias, inclusive aos domingos e feriados. E nesta Sexta-feira Santa de Páscoa, o banco também alerta para a importância da doação de sangue. O feriado, que celebra a vida e o renascimento, pode ser lembrado com esse gesto de solidariedade. E como parte da campanha, o banco contemplará, entre os dias 28 e 31 de março, todos os doadores com bombons e barras de chocolate. A unidade funciona das 7h às 18h, na Rua Doutor Paulo Hervê, no número 1130, no Bingen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.