Por: Yasmim Grijó

Alerta de chuvas ajudou a reduzir danos para o comércio

Defesa Civil evacuou Rua do Imperador no início da chuva | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pelo histórico de desastres de 2022 em Petrópolis, as ações preventivas foram mais eficazes para os comerciantes desta vez. Na quinta-feira (21), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis emitiu comunicado a todos os comerciantes do Centro Histórico e adjacências sobre os cuidados preventivos, em especial com seus estoques de produtos.

Na sexta-feira (26), a Defesa Civil orientou por volta das 14h, o fechamento do comércio do Centro Histórico da Cidade, devido a inundação ao longo da Rua do Imperador. Neste cenário, muitos lojistas baixaram suas portas mais cedo, recolheram os estoques e colocaram também barras de metal nas entradas dos estabelecimentos.

O transbordamento do rio Quitandinha fez com que entrasse água em algumas lojas, mas comerciantes relataram que os alertas feitos dias antes das chuvas, ajudaram a prevenir a perda de mercadorias.

Beatriz Caula, responsável pela loja B-Store na Rua do Imperador, optou por rapidamente colocar os manequins para cima e retirar as mercadorias do estabelecimento.

"Em 2022 todo mundo foi pego de surpresa. Ninguém imaginava o tamanho estrago. Muitas lojas nem colocaram as coisas para cima no estoque, desacreditando que a água não chegaria tão longe. Como estava previsto a mesma quantidade de chuva que em 2022 para essa vez, confesso que fiquei muito preocupada. Porém, tentei manter a calma. Eu mesma abri a loja na sexta-feira, já que moro perto do meu estabelecimento. Tivemos atendimento normal até as 13h, quando começou a chover. Não pensei duas vezes em guardar os manequins e o estoque. Quando fechei a loja, por volta das 14h chovia bastante. Fui andando para casa, e logo vi o rio bem alto", conta.

A lojista destaca que acompanhou a loja pela câmera e ficou em contato com outros lojistas por perto. "Graças a Deus a comporta segurou bastante e a água entrou bem pouco. Nenhuma loja foi de fato atingida. Mas, vivemos esse medo de perdermos vidas, mercadorias e móveis das lojas que lutamos tanto para conquistar", explica Beatriz.

O Sicomércio Petrópolis, considera que o fato das lojas terem fechado mais cedo na sexta-feira amenizou os prejuízos materiais. "Os alertas foram importantes e devem ser respeitados. Agora, passado esse período meteorológico preocupante, temos que fortalecer nossa economia mostrando que os setores produtivos estão em pleno funcionamento e recebendo normalmente os clientes. Vale destacar a necessidade das medidas preventivas como limpeza dos bueiros, de forma rotineira para evitar alagamentos no centro da cidade e demais pontos comerciais da cidade", afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.