Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Governo Federal reconhece situação de emergência

Maquinário do programa Limpa Rio em Petrópolis | Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Governo Federal reconheceu, de forma sumária, no sábado (23), a situação de emergência do município de Petrópolis, por causa dos desastres causados pelas fortes chuvas que castigam diversas regiões do estado. Com a medida, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.

Logo nas primeiras ocorrências, segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR),o ministro Waldez Góes entrou em contato com o governador Cláudio Castro e com os prefeitos de cidades fluminenses atingidas pelos desastres. "Liguei para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e para o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, para reafirmar nosso compromisso de somar esforços no socorro ao povo petropolitano, que sente os impactos das chuvas no estado", destacou o ministro. "Como determina o presidente Lula, estamos prontos, mais uma vez, para trabalharmos juntos com estados e municípios, a fim de atender as necessidades do povo brasileiro", completou Waldez.

 

Bispo Dom Joel Portella visita pontos atingidos pela chuva

Dom Joel Portella Amado e o Diácono, Marco Carvalho | Foto: Ascom Diocese de Petrópolis

O bispo diocesano de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado, acompanhado do Diácono Permanente, Marco Carvalho, percorreu alguns pontos da cidade para ver a situação das chuvas. Por telefone conversou com o Padre Rodrigo Costa de Souza, Administrador Paroquial de São Jorge, no Independência - o bairro mais vulnerável até o momento - o bispo manifestou todo seu apoio, colocando a Diocese à disposição da comunidade. Dom Joel manifestou preocupação com a continuação das chuvas na cidade, principalmente com as famílias que ainda moram em áreas de risco. O bispo diocesano mantém contato com os padres dos municípios que formam a Diocese, atingidos pela chuva, manifestando sua preocupação e solidariedade.

Apoio psicológico

A Prefeitura de Petrópolis divulgou que enviou equipes de Saúde da família, Unidades Básicas de Família e do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde para atendimento de vítimas das chuvas nos pontos de apoio do município. Segundo a Prefeitura, médicos, psicólogos e assistentes sociais das equipes de Saúde da Família e das UBS estão mobilizados em atendimento nas regiões de atuação onde foram registradas ocorrências de desabamentos, principalmente no bairro Alto Independência, São Sebastião e Nogueira.

Arrecadação de doações

O movimento empresarial Petrópolis 2030 em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) estão recolhendo por meios próprios materiais, como itens de higiene pessoal, água, colchonetes e cobertores, artigos que serão entregues ao CDDH a quem caberá, pela expertise do órgão, a distribuição entre os necessitados desta ajuda emergencial. O CDDH fica na Rua Monsenhor Bacelar, 400, no Centro (subida do Relógio das Flores) e estará funcionando neste sábado e domingo (23 e 24) ininterruptamente, 24 horas por dia. O Centro retorna a seu expediente normal na segunda (25), de 9h às 18h. Horário é praticado de segunda a sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.