Por: Yasmim Grijó

Municípios da Região Serrana registram seis mortes

Desabamento de casas no Independência, em Petrópolis | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A chuva que ocorre desde a sexta-feira (22) provocou oito mortes no estado do Rio de Janeiro. Na Região Serrana foram registradas seis mortes, quatro em Petrópolis e duas em Teresópolis. Uma morte foi registrada em Arraial do Cabo e uma em Duque de Caxias.

De acordo com o Comitê de Chuvas RJ as equipes foram acionadas para 220 ocorrências relacionadas às chuvas e fizeram pelo menos 140 resgates de pessoas com vida em todo o estado, desde a noite de quinta-feira (21). As ocorrências incluem cortes de árvores, deslizamentos de terra, desabamentos e inundações, entre outros.

Petrópolis foi a cidade da Região Serrana com o maior acumulado de chuvas, nas 96 horas registradas pela Secretaria de Defesa Civil choveu 369mm no Chácara Flora, em seguida no São Sebastião - Vital, 341.2mm e Independência - Taquara, 338.6mm, onde ocorreu um deslizamento de terra que matou quatro pessoas.

Petrópolis registra quatro mortes

A Defesa Civil de Petrópolis contabilizou 739 registros de ocorrências, sendo 527 deslizamentos, por conta da chuva que começou na última quinta-feira (21) até às 18h de domingo (24). O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (GBM) registrou nove vítimas resgatadas com vida no bairro Independência e no Caxambu. No Independência foram registradas quatro mortes. A cidade está em situação de emergência desde a noite de sábado (23). Na tarde de domingo, a Defesa Civil alertou para o alto risco de novos deslizamentos devido à chuva constante.

A Polícia Civil confirmou a identidade das quatro vítimas fatais do desabamento de um imóvel no Independência, em Petrópolis. As vítimas são: Beatriz da Silva Lima, de 25 anos, Maria Lúcia Casemiro Lima, de 66 anos, Lukas Willian da Silva Lima Justino, de 9 anos e Douglas José de Souza da Silva, de 24.

As quatro mortes ocorreram após o desabamento de um imóvel durante a tarde de sexta-feira (22). Beatriz, Lukas e Maria Lucia foram os primeiros a serem encontrados. Douglas ficou soterrado e foi encontrado na manhã de sábado (23). Junto com Douglas, foi encontrada a menina Aylla, filha dele com Beatriz, ainda com vida.

Menina é encontrada com vida após 16h sob escombros

Aylla, encontrada ainda com vida, após cerca de 16 horas sob os escombros com a ajuda de cães farejadores do canil do Corpo de Bombeiros RJ, que indicaram o ponto exato onde as buscas deveriam ser realizadas.

Desabrigados

Em todo o estado, 594 pessoas ficaram desabrigadas e 173 desalojadas. Destas, 351 pessoas estão em Petrópolis. Segundo a Defesa Civil municipal, elas ainda estão sendo acolhidas pelos pontos de apoio que encontram-se mobilizados desde a noite da última quinta-feira (21) para receber a população que reside em área de risco ou que se sinta insegura em sua residência.

Teresópolis registra duas mortes

Com um acumulado de 260mm em 24 horas, o município registrou mais de 40 ocorrências em 16 bairros, entre deslizamentos de terra atingindo total ou parcialmente residências, muros e árvores, com duas mortes (uma criança de oito anos e um adolescente de 14 anos, ocorridos na localidade da Coreia, no bairro Meudon".

Desde a madrugada de sábado (23), foram abertos pontos de apoio para acolhimento de moradores de áreas afetadas pela chuva. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos instalou quatro pontos para recebimento de doações de água, alimentos, roupas e produtos de higiene: Ginásio Pedro Jahara - o Pedrão (Várzea), e na área rural o CRAS Bonsucesso, a Igreja Católica em Mottas e Igreja Católica em Imbiú.

Nova Friburgo registra quatro ocorrências

A Defesa Civil de Nova Friburgo, registrou até a tarde deste sábado (23), quatro ocorrências causadas pelas fortes chuvas que atingiram o município. De acordo com o órgão, os principais acontecimentos foram: inundação na Ponte da Saudade, que deixou duas pessoas (mãe e filha), um cachorro e um gato desabrigados.

O imóvel delas foi interditado preventivamente e será reavaliado após o período de chuvas; inundação em Lumiar, o ponto de apoio da Escola Municipal Acyr Spitz foi aberto mas não houve procura; alagamento e quedas de barreiras em alguns pontos da estrada de acesso a Rio Bonito, no distrito de Lumiar e inundação em Salinas e nas proximidades. Doze pessoas estão desabrigadas, elas já foram encaminhadas para o ponto de apoio da Creche Vovó Dolores, sendo seis adultos e seis crianças.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.