Por: Yasmim Grijó

Alerta de chuva: Municípios acionam gabinete de crise

Petrópolis acionou gabinete de crise para monitorar a situação no município | Foto: Divulgação/Ascom PMP

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de "grande perigo" a partir desta sexta-feira (22). A previsão de chuvas fortes na Região Serrana está mobilizando todos os municípios com estratégias e preparação dos órgãos públicos.

O volume de chuva total previsto até a noite de domingo é de quase 500 milímetros, o que é mais que suficiente para gerar alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra, segundo especialistas. O que coloca muita gente em risco iminente, principalmente quem mora em locais mais vulneráveis como encostas e morros, podendo ceder com o solo encharcado.

A previsão é de acumulados acima dos 200 milímetros a cada 24 horas. De acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro, o Cemaden-RJ, chuvas acima de 50 milímetros por dia já são consideradas muito intensas, capazes de provocar enxurradas, deslizamentos e inundações. O acumulado preocupa, e muito, por se tratar de uma intensidade similar à que ocorreu durante a tragédia de janeiro de 2011, que assolou a Região Serrana.

Em contato com as promotorias de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro que atuam em Petrópolis, as secretarias municipais de Defesa Civil, de Saúde e de Assistência Social afirmaram estarem de prontidão, com equipes em sobreaviso para a possibilidade de intercorrências. De acordo com as autoridades, abrigos públicos já estão em alerta. A concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, Enel Rio, também afirma estar programada para agir em caso de grande evento. O acompanhamento também é feito pelas promotorias que atuam em Nova Friburgo e Teresópolis.

A Defesa Civil de Petrópolis orienta a população a se cadastrar para receber alertas de segurança. Para tanto, basta enviar uma mensagem via SMS com o CEP de sua residência para o número 40199.

Com esta previsão, a instrução é para que os moradores de áreas de risco fiquem atentos às mensagens por SMS da Defesa Civil e às sirenes, que podem ser acionadas em caso de risco de deslizamentos.

Teresópolis

O prefeito Vinicius Claussen reuniu nesta quinta (21), um grupo de secretários para alinhar ações e definir a logística de atendimento à população, em eventual caso de emergência, por conta do alerta de chuva intensa para este final de semana.

De acordo com a Prefeitura, foi criado um gabinete de crise, de forma preventiva. Teresópolis segue em regime de alerta e durante o dia será publicado um decreto, em edição extra do Diário Oficial, com todas as medidas e ações a serem tomadas.

Nova Friburgo

A Secretaria de Defesa Civil de Nova Friburgo informou que toda equipe já está de prontidão e monitorando as previsões, assim como toda a administração municipal está mobilizada caso seja necessário implementar o plano municipal de contingência e proteção de defesa civil.

Sempre que existe uma previsão de chuva moderada ou forte, as redes sociais da Prefeitura de Nova Friburgo e da Defesa Civil informam alertas para informar e orientar a população.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.