Por: Gabriel Rattes

Prefeitura promete licitação da Cascatinha desde 2021

Processo de licitação tramita no Tribunal de Contas do Estado (TCE) desde 2019 | Foto: Gabriel Bordon/TV Correio da Manhã

A novela da licitação das linhas concedidas à empresa Cascatinha já se estende há mais de dois anos. Em junho de 2021 foi decidido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que o município de Petrópolis desse procedimento à licitação das linhas da companhia. Desde então, a Prefeitura promete a elaboração e divulgação do Edital. A primeira vez, em abril de 2022, a gestão já anunciava que o documento seria publicado no ano respectivo. Em dezembro de 2023, foram feitas mais promessas por parte da administração municipal. O colegiado analisa toda situação após constatar que, no ano de 2005, a empresa foi contratada pelo prefeito Rubens Bomtempo sem licitação.

"Esperamos que até a homologação do processo licitatório o TCE já tenha analisado esse embargo. Nossa expectativa é que a empresa que vencer a licitação ofereça um serviço de qualidade, e com segurança dentro do sistema de transporte público", disse o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Thiago Damaceno, na época. No entanto, até a presente data, (20/03/2024), não consta nenhum Edital no Portal da Transparência do município.

Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) manteve a decisão de 2021 que obriga a Companhia de Trânsito e Transportes (CPTrans) de Petrópolis a realizar uma licitação para contratar uma empresa e substituir a Cascatinha na cidade. O processo tramita no Tribunal de Contas desde 2019, após uma auditoria realizada pelo órgão nos contratos de concessão do transporte municipal.

Nesta última segunda-feira (18), Rubens Bomtempo, Thiago Damaceno e Paulo Mustrangi se reuniram com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Petrópolis (SindRodoviários), para alinhar algumas ações no transporte da cidade. Dentre elas, a garantia de emprego para os rodoviários da Cascatinha e a elaboração do Edital para a licitação das linhas.

Questionada, não obtivemos resposta por parte da CPTrans sobre a previsão de publicação do Edital e se a empresa Cascatinha poderá estar concorrendo no processo licitatório.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.