Por: Yasmim Grijó

Procura por moradias cresce nos distritos de Petrópolis em 2024

Petrópolis é a sexta cidade mais segura do Brasil | Foto: Drone 14 Bis

Petrópolis é uma das cidades mais seguras do estado do Rio de Janeiro e a sexta mais segura do Brasil. O panorama consta na classificação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No cenário de procura por moradias diante disso, o aumento por imóveis é algo perceptível por especialistas. De acordo com a consultora imobiliária Irene Medeiros, é notável o aquecimento no cenário de locação, aumento consideravelmente o número de vistas e potenciais clientes entre os meses de janeiro e fevereiro.

"Tenho observado que muitos clientes à procura de locação, optam por morar mais próximos do seu trabalho, o que gera menos tempo no trânsito e mais qualidade de vida, porém, hoje o grande limitador para a demanda de locação dos futuros inquilinos, é o alto valor do aluguel e os valores exorbitantes de IPTU e condomínio," destaca.

A intenção de compra, tanto de imóveis novos, como usados, também aumentou. Segundo a consultora, é observada uma grande parcela de interessados em locação, mudando a perspectiva e voltando aos interesses para a compra no seu imóvel.

Este é um cenário muito positivo para Petrópolis, pois impulsiona o mercado e estimula a demanda por imóveis. "Um dos maiores aspectos que têm impulsionado a alta no mercado imobiliário em 2024 é a melhora da economia e a diminuição da taxa Selic.

Preferência pelos distritos

Apesar do primeiro distrito ser o mais populoso, razões como imóveis novos e o acesso à BR-040, fazem com que as pessoas escolham mais locações pelos distritos. Comparado a algumas áreas mais urbanizadas da cidade, os distritos de Petrópolis frequentemente oferecem um custo de vida mais acessível.

Irene diz que o 2°, 3°, 4° e 5° distritos são as principais escolhas para quem deseja fugir do clima mais frio e que buscam melhores oportunidades de moradias. São as principais escolhas para quem deseja fugir do clima mais frio e que buscam melhores oportunidades de moradias.

"O primeiro distrito é a principal escolha por quem procura estar próximo de tudo, escolas, hospitais e comércios. Apesar disso, as pessoas querem qualidade de vida, por exemplo, menos tempo no trânsito. Outra questão em que as pessoas estão querendo fugir é o pagamento do laudêmio, também conhecido como imposto e taxa do príncipe, que não é bem recebido entre os petropolitanos, o que acaba desestimulando a população," explica.

A mudança para os distritos também pode ser motivada por considerações financeiras. Em comparação com o Centro, os preços de imóveis e o custo de vida nos distritos tendem a ser mais acessíveis.

"O maior número de imóveis novos, na planta, estão facilitando as pessoas a comprarem a casa própria, saindo do aluguel. Outra questão que devemos considerar são as opções de lazer que Itaipava oferece, como as pousadas, hotéis, restaurantes e os comércios". completa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.