Por: Redação

ANTT faz vistoria técnica na BR-040

Sicomércio e Fecomércio acompanharam os técnicos | Foto: Divulgação/Sicomércio

Na última sexta-feira (15), integrantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, realizaram visitas ao longo da BR-040, com o objetivo de analisar as condições e as necessidades de intervenções na estrada. O presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini e o assessor especial da presidência da Fecomércio-RJ, Delmo Pinho acompanharam a equipe técnica e mostraram os pontos que deverão sofrer intervenções segundo o que está previsto na nova modelagem de concessão da BR-040.

"Combinamos essa visita técnica. Eles vieram de Brasília e tiveram a oportunidade de conhecer todos os trechos da estrada. Batemos ponto por ponto. Estivemos nos locais onde estão previstas as intervenções e mostramos as mudanças que esperamos que sejam realizadas neste processo", afirmou Marcelo Fiorini, acrescentando que o encontro foi satisfatório.

Em outubro de 2023, Marcelo Fiorini e Delmo Pinho participaram, em Brasília, com o deputado federal Júlio Lopes, de encontros na Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, em Brasília. Na ocasião, além de solicitar a celeridade no processo, eles confirmaram algumas intervenções que deverão ser feitas na BR-040 como a melhoria nas alças de acesso na Avenida Brasil e a construção de pistas paralelas, além de benfeitorias no acesso à Linha Vermelha e também no Arco Metropolitano, com a intenção de diminuir o engarrafamento de quem segue do Rio de Janeiro para Petrópolis nos horários de pico.

Agora, Sicomércio Petrópolis e Fecomércio-RJ continuarão na luta pela celeridade no processo de definição da administração da BR-040 e início das intervenções. "Continuaremos acompanhando cada etapa do processo. É uma prioridade porque entendemos a urgência da iniciativa para petropolitanos e demais moradores e empresários que usam a BR-040 diariamente", confirmou Marcelo Fiorini.

Obras previstas

Em Araras será feito um nivelamento em parte da estrada. Uma nova alça de retorno para a Feirinha de Itaipava e a construção de uma nova ponte em Itaipava para fazer a conexão com a estrada que liga Petrópolis a Teresópolis (BR-495) também estão previstas, bem como melhorias em acessos de outros trechos da região.

Há anos, entidades empresariais do Rio de Janeiro lutam por melhorias na estrada e definição sobre o futuro na administração da estrada. Uma carta conjunta escrita pelas entidades e, ainda, Firjan e ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro) foi entregue ao governo federal, durante a última gestão, solicitando o prosseguimento da modelagem conforme o que foi apresentado e validado nas audiências públicas realizadas pela ANTT.

Vale destacar que estudos realizados em 2011 indicam que a ligação Bingen-Quitandinha pode desviar 30% do fluxo de veículos que acessam o Centro Histórico, sendo as duas principais estradas da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.