Por: POR LUANA MOTTA

Em meio ao caos dos ônibus, CPTrans realiza 'Patadestre'

Faixa de pedestre é colocada na Rua Paulo Barbosa | Foto: Willian Bittencourt/TV Correio da Manhã

Em meio a quebras e faltas de ônibus, a Companhia de Trânsito e Transportes de Petrópolis (CPTrans) realizou uma ação de conscientização contra acidentes envolvendo animais no trânsito. Foram pintadas patas de cachorro ao lado de uma faixa de pedestre na Rua Paulo Barbosa. O presidente da CPTrans, Thiago Damaceno, esteve presente na ocasião e explicou que é uma ação pioneira no estado do Rio de Janeiro. "Talvez uma das poucas cidades do Brasil que está adotando esse projeto do 'Patadestre'. A ideia do projeto é para que ele traga uma conscientização no trânsito e que principalmente o motorista sempre que avistar um animal atravessando ou prestes a atravessar uma via, diminua a velocidade", explica Damaceno.

Ainda nesta quarta-feira (14), foram registradas mais quebras envolvendo ônibus da Petro Ita. Segundo moradores, um coletivo, que atende a linha 462 - Pedro Ivo, bloqueou a rua após perder a embreagem enquanto realizava o trajeto. Um outro coletivo, que atenda a linha 459 - Independência, também apresentou falhas no Centro da cidade, e interditou meia pista. Ao consultar o documento dos veículos junto ao Detran, ambos estão com o licenciamento atrasado desde 2019.

Quando questionado sobre as más condições dos coletivos de transporte público na cidade, Damaceno respondeu que "A CPTrans trabalha em diversas áreas e que o transporte público é uma área importante que a gente já vem atuando desde que assumiu o governo. Para recuperar um sistema que foi deixado para atrás por muito tempo, e a gente está conseguindo avanços nesse sentido", afirmou.

"Independentemente do transporte público, a gente cuida da fiscalização, dos táxis, de toda sinalização da cidade, dos abrigos de ônibus e também do trânsito. Nesse sentido é uma ação importante que a gente não pode deixar de lado. Eu tenho certeza que a população vai aplaudir", finalizou.

 

Projeto 'Patinhas na Rua'

Evana Bezerra se apresentou no local como criadora do projeto 'Patinhas na Rua' e afirmou que, desde 2023, levantou a ideia para a CPTrans. "No dia 14 de julho de 2023, eu perdi uma cadela na frente à sede da CPTrans, por atropelamento. Eu fiquei muito triste e tomei a decisão de pedir autorização da Prefeitura para pintar as ruas com as patinhas. Somente agora foi aprovado. Não queria que fosse nessa época de política, pois não sou candidata a nada, meu trato é junto com o animal", enfatizou.

Até o fechamento desta edição, a Redação não obteve resposta da Petro Ita acerca das quebras.

Vereadora propõe boletim de dados sobre direitos sexuais

Vereadora Júlia Casamasso é autora do projeto de lei | Foto: Ascom/ Câmara Municipal

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei de autoria da vereadora Júlia Casamasso que dispõe sobre a publicação do boletim de dados sobre direitos sexuais e reprodutivos. O projeto tem como objetivo promover a transparência e informação na área da saúde através da publicação trimestral de um boletim de dados, disponível em um sítio eletrônico próprio da Secretaria de Saúde. A iniciativa visa fornecer à população conhecimento sobre as políticas públicas municipais e os atendimentos prestados nos serviços de saúde públicos e privados. Entre os itens essenciais, serão divulgadas no boletim a razão de mortalidade materna, acesso a métodos contraceptivos, entre outros indicadores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.