Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Petrópolis receberá recursos do PAC Seleções

Cerimônia de Divulgação dos Resultados do Novo PAC | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Duas propostas da Prefeitura para receber investimentos para a construção de unidades de saúde foram selecionadas no PAC Seleções - desenvolvimento e sustentabilidade, do Governo Federal. Com a aprovação, Petrópolis ganhará uma Policlínica e uma nova Unidade Básica de Saúde, reforçando a rede de saúde pública no município.

Para a construção da policlínica, o Governo Federal vai liberar para o município até R$ 22,4 milhões. A unidade poderá ofertar atendimento em variadas especialidades médicas, como cardiologia, oftalmologia, angiologia, neurologia, urologia entre outras de maior demanda da região. A policlínica também contará com equipamentos de imagens para diagnósticos e de outros tipos de exames, além de contar com espaço para a realização de procedimentos médicos e pequenas cirurgias.

Já para a Unidade Básica de Saúde, os investimentos serão de mais de R$ 2,4 milhões. Este tipo de unidade conta com médicos clínicos, dentista, agentes de saúde, entre outros profissionais, além de salas de vacinação e de procedimentos, além do desenvolvimento de programas de saúde.

De acordo com o PAC Seleções, as unidades de saúde deverão ser abertas para atender às necessidades específicas da população de cada região. Em todo o Brasil, foram selecionados 54 municípios para receber as policlínicas. Para receber as UBSs, foram selecionadas 1.514 cidades.

O estudo para do local de instalação de ambas as unidades ainda não foi concluído.

 

Desenvolvimento de projeto para prevenção de desastres

Parceria vai envolver estudantes da Firjan SESI | Foto: Divulgação/Firjan SESI

Uma parceria entre a Firjan SESI Petrópolis e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vai criar um projeto para um sistema de monitoramento para prevenção de catástrofes. A ideia é construir soluções tecnológicas inovadoras de ferramentas nowcasting (transmissão em tempo real) para emissão de alertas em curto-curtíssimo prazo (pluviômetros e tensiômetros) através de ações realizadas em conjunto com os estudantes dos cursos técnicos de nível médio da Firjan SESI. A intenção é buscar caminhos junto às comunidades para a prevenção de desastres.

"A construção de protótipos integrados, somada a outras soluções mais acessíveis e com um menor custo às comunidades e governanças locais, são de grande relevância especialmente para Petrópolis, uma vez que a cidade vem sofrendo com os impactos das chuvas extremas relacionadas às mudanças climáticas. Além disso, boa parte da tecnologia hoje utilizada com esse fim é importada e possui um alto valor comercial", afirma Bianca Esteves, diretora de educação básica da Firjan SESI Petrópolis.

Reforço na busca ativa vacinal

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (12), uma indicação legislativa do vereador Junior Paixão, que pede ao Governo Municipal a edição da norma de busca ativa vacinal em Petrópolis. De acordo com o texto, desde 2015 as coberturas vacinais de crianças menores de cinco anos vêm caindo em todo o Brasil, colocando o país em alerta para o risco de retorno de doenças evitáveis. Com a pandemia esse cenário se agravou, em parte devido à dificuldade de acesso de diversas famílias ao sistema público de saúde e, em alguns casos, ao medo ou ceticismo em relação às vacinas. "É fundamental um programa de busca ativa vacinal eficaz para garantir a proteção de nossas crianças", disse Paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.