Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Prefeitura cancela Conferência da Mulher

Anuncio de criação de nova secretaria em Petrópolis | Foto: Divulgação/Ascom

O gabinete do prefeito Rubens Bomtempo cancelou a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, que estava prevista para os dias 22 e 23 de março, no Instituto Teológico Franciscano. O cancelamento foi publicado no Diário Oficial do último dia 29 de fevereiro, uma semana depois de ter sido anunciado, também em D.O. O Correio questionou a Prefeitura sobre o motivo do cancelamento, mas não houve resposta. A Conferência seria realizada sob a organização do gabinete do Prefeito, já que a Secretaria Municipal de Direitos e Políticas para as Mulheres ainda não foi de fato instituída. Por força de pedido da primeira-dama e secretária-chefe de gabinete, Luciane Bomtempo, a secretaria foi aprovada pelos vereadores na Câmara Municipal, em regime de urgência, em dezembro do ano passado, pouco antes do recesso parlamentar, mas até agora não foi colocada em ação.

 

Indicação para abertura de concurso para Guarda Civil

Vereador Octávio Sampaio é o autor da indicação | Foto: Divulgação/CMP

A Câmara dos vereadores aprovou nesta terça-feira (05), uma indicação legislativa do vereador Octávio Sampaio para a criação de um projeto de lei sobre a realização de concurso público para a Guarda Civil Municipal. De acordo com o vereador, na justificativa para a indicação, atualmente, a Guarda Municipal tem seu quadro de servidores reduzido para numerário abaixo do exigido pela Lei Municipal 6522/2008, contando apenas com 160 servidores efetivos, quando deveria contar com no mínimo 219.

"A precária situação da guarda se agrava pela ausência de estrutura e equipamentos adequados para a realização de sua atividade fim. O baixo efetivo obriga que diversos servidores cumpram cargas horárias muito superiores à normalidade, fazendo com que a administração tenha que pagar horas extras que ultrapassam o dobro de alguns contracheques", diz um trecho do documento.

No dia 27 de dezembro do ano passado, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou a realização de um concurso público para a Guarda. Na ocasião, disse que a abertura do concurso era "prioridade máxima. É pra ontem." Mas não tocou mais no assunto. O anúncio foi feito como parte do conjunto de medidas que a Prefeitura estava tomando em parceria com a Polícia Militar e com a sociedade civil organizada, para combater as motos irregulares.

Emergência de dengue

A Secretaria de Saúde de Petrópolis autorizou, por meio de resolução, enfermeiros que atuam na rede municipal a solicitar hemograma completo a pacientes diagnosticados com dengue. A resolução conjunta da Secretaria de Saúde e do Serviço Autônomo Hospital Alcides Carneiro nº 01/2024, foi publicada no Diário Oficial do último dia 29 de fevereiro. Na rede estadual de saúde, a Secretaria de Estado de Saúde também autorizou os profissionais a solicitarem o exame, com objetivo de agilizar o fluxo de atendimento nas unidades de urgência e emergência devido à situação de emergência em que os municípios do RJ se encontram. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) já havia divulgado Nota Técnica informando que cabe ao profissional de Enfermagem orientar, realizar, encaminhar, coletar e registrar dados da forma mais detalhada possível no prontuário do paciente e destacou as competências e as prerrogativas do enfermeiro no cuidado do paciente com suspeita ou diagnosticada com dengue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.