Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Mudança na cobrança de iluminação pública

Taxa de iluminação pública será cobrada separado | Foto: Gabriel Telles/TV Correio da Manhã

A lei municipal nº 8.716/2024 que estabelece a desvinculação da taxa de iluminação pública da conta de energia elétrica pode não ser colocada em prática. A Enel Distribuição Rio não deve modificar o modelo da atual conta de energia. Ao Correio, a distribuidora disse que "a cobrança da taxa de iluminação pública dentro da fatura de energia, em seu atual formato, está em conformidade com os requisitos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entidade que regula o setor". A companhia acrescentou que atua apenas como "agente arrecadador dos valores cobrados pelas prefeituras". A Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município, disse que vai tomar as medidas legais cabíveis em face da lei citada.

 

Prioridade para irmãos

Um projeto de lei de autoria do vereador Hingo Hammes aprovado nesta quinta-feira (29) na Câmara Municipal de Petrópolis pode garantir às famílias com mais de uma criança o direito à prioridade de matrícula dos irmãos na mesma escola ou em unidades de ensino próximas. A iniciativa visa facilitar o dia a dia dos responsáveis e também dos estudantes, que, muitas vezes, acabam sendo matriculados em unidades escolares diferentes, dificultando a rotina e o acompanhamento da família.

IA na previsão de eventos climáticos extremos

Prefeitura e LNCC estudam cooperação em projetos | Foto: Divulgação/LNCC

Na última terça-feira, 27, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, Rafael Simão, esteve no Laboratório Nacional de Computação Científica LNCC/DEXL - grupo de pesquisa em Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Big Data - para discutir possíveis projetos em cooperação com o instituto. Um dos principais pontos abordados foi o potencial desenvolvimento de modelos de Inteligência Artificial para aprimorar a previsão de eventos extremos de chuva na região de Petrópolis. Segundo o LNCC, também foram discutidas outras possibilidades de aplicação de inteligência artificial em empresas sediadas na cidade.

Yuri na presidência da Federação

Na noite desta quarta-feira (28), a Executiva Estadual do PSOL-RJ, confirmou o deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Petrópolis, Yuri Moura, como o novo presidente estadual da Federação. Com esta definição, segundo o partido, o parlamentar vai conduzir, junto à direção da Federação, a construção de alianças eleitorais nos municípios do Estado do Rio. Inclusive, em Petrópolis, onde tem conversas abertas com o PDT e outras direções partidárias em torno de sua pré-candidatura a prefeito.

PSOL-REDE Sustentabilidade

Yuri Moura passou a tarde em diálogo com o presidente do PSOL, deputado Flávio Serafini, da Rede Sustentabilidade, Fábio da Padaria, e com dirigentes partidários. O ano de 2024 marca o início do processo eleitoral municipalizado para PSOL e REDE, consolidando sua união em uma federação. Com instâncias próprias, a Federação PSOL-REDE delibera por maioria partidária, mantendo autonomia relativa à relação de forças, ao estatuto da federação e à instância nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.