Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Bomtempo terá que fazer licitação para o transporte

CPTrans deve conduzir os trabalhos para o edital | Foto: Divulgação/PMP

Nesta quarta-feira (21), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) manteve a decisão que obriga a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) a realizar uma nova licitação para contratar uma empresa para substituir a Cascatinha em Petrópolis. A conselheira Marianna Montebello Willeman manteve o voto do relator do processo, conselheiro Márcio Pacheco, que rejeitou o recurso da empresa.

O processo tramita no Tribunal de Contas desde 2019, após uma auditoria realizada pelo órgão em todos os contratos de concessão do transporte municipal. O Tribunal verificou que a empresa Cascatinha foi contratada pela gestão do prefeito Rubens Bomtempo, em 2005, sem licitação.

 

Decisões diferentes com mesmo fim

Esta determinação do Tribunal de Contas não tem relação com a determinação do juiz da 4ª Vara Cível, Jorge Luiz Martins, que obriga a CPTrans a substituir imediatamente as linhas da empresa. Nesta, o juiz argumenta que a Cascatinha não tem mais condições de garantir a segurança dos passageiros devido às péssimas condições do ônibus e prestação do serviço.

Já a determinação do TCE, que foi confirmada nesta quarta-feira, pede a substituição devido à contratação irregular da Cascatinha sem a realização de licitação.

PC&VB planeja ações para fomentar turismo em 2024

Encontro reuniu representantes dos setores do turismo | Foto: Divulgação/PC&VB

Em um encontro estratégico realizado no Hotel Pedra Bonita, nesta quarta-feira (21), a diretoria do Petrópolis Convention & Visitors Bureau discutiu planos para impulsionar o turismo local em 2024. Sob a liderança do presidente Samir el Ghaoui, a entidade visa atrair eventos de grande relevância, fortalecer o apoio a atividades já consolidadas no calendário e promover eventos emblemáticos, como o prestigiado Petrópolis Gourmet e o aguardado Festival de Fondue. Além disso, a diretoria discutiu meios de fomentar um diálogo contínuo para acelerar o crescimento do setor turístico. As metas estabelecidas têm o objetivo de consolidar a cidade como destino de excelência em 2024 considerando que a cidade já alcançou a marca de terceira mais reservada para o ano de acordo com levantamento da Booking e Ministério do Turismo.

Crédito Fundiário em Petrópolis

A Câmara Municipal aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), uma indicação legislativa, de autoria do vereador Junior Paixão, que solicita ao Executivo Municipal a necessidade de uma norma que formalize parceria com os órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER - e agentes financeiros para promover e fomentar o Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNFC, no município.

Para o vereador, Petrópolis, em sua área rural, tem um perfil majoritariamente de agricultura familiar onde muitas destas famílias são posseiras, arrendatárias, parceiras e trabalhadores rurais não-proprietários, possuindo uma grande experiência e conhecimento no trabalho rural e sonham com a possibilidade de adquirir o seu pedaço de terra.

"O crédito fundiário é uma modalidade de empréstimo rural do Governo Federal, que tem como objetivo realizar um dos maiores sonhos do trabalhador rural: a compra de terras. Quem tem pouca ou nenhuma terra pode comprar um imóvel através dele. A ideia é ajudar a fomentar a agricultura familiar", disse Junior Paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.