Por: Gabriel Rattes

Atleta petropolitano é campeão brasileiro da LJJS de jiu-jitsu

Christian Barbosa venceu ambas as lutas por finalização | Foto: Reprodução Redes Sociais

O petropolitano Christian Barbosa foi campeão do 6º Campeonato Brasileiro da Liga de Jiu-Jitsu do Sudeste (LJJS). Christian é faixa marrom e competiu na categoria até 94kg, acima da que já está acostumado a competir. Ao todo, o atleta disputou duas lutas e venceu ambas por finalização. Agora, planeja disputar a maior competição nacional da modalidade, o Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).

A competição, que reuniu atletas do interior do Estado do Rio de Janeiro, serviu para testar a preparação física pós festas de fim de ano. "Toda atleta no fim do ano solta um pouco as rédeas, para aproveitar mais esse tempo. Então a verdade é que eu não me preparei tanto, mas serviu para 'desenferrujar' um pouco o corpo". No entanto, o atleta explica que estava treinando drills no jiu-jitsu e treinos de força na academia.

Christian competiu em uma categoria acima da que está acostumado. Ao todo, lutou duas vezes, competindo com outros três atletas, divididos em duas chaves, ou seja, teve duas semifinais e uma grande final. O atleta petropolitano venceu ambas as lutas por finalização, garantindo o título. "Fui bem, lutei em uma categoria acima da minha porque eu estava pesando 88kg. A minha categoria é até 88kg, mas lutei na até 94kg com medo de estourar o peso e para conseguir comer algo e não ficar fraco antes da luta", disse.

"Com a vitória você acaba ficando mais feliz. Começar o ano ganhando já determina como vai ser o resto. Eu acredito que vai ser um ano de vitórias e de bençãos", completou.

Agora, a meta do atleta é se preparar para competir neste ano na principal competição do país, o Campeonato Brasileiro da CBJJ. "Só que não é só a questão de ir. É em São Paulo e eu faço faculdade. São custos: hospedagem, passagem e inscrição da competição. Então, querendo ou não, é difícil", enfatizou Barbosa.

"Independentemente da competição que você for competir, se for grande ou pequena, é 'tijolinho por tijolinho'. Se você for construindo um pouquinho a cada dia, lá na frente você vai ter um muro grande e esse muro vai determinar quem você era e quem você pode ser", finalizou o atleta.