Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Base para os Núcleos Comunitários de Defesa Civil

Programa atua treinando moradores nas comunidades | Foto: Divulgação/PMP

Entre as emendas impositivas aprovadas pela Câmara Municipal na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 de Petrópolis, está uma verba de R$ 225 mil para a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, para compra de 15 Containers Marítimos Adaptáveis para implementação de espaço físico dos NUDECS (Núcleo da Defesa Civil). A iniciativa é da vereadora Julia Casamasso (Psol). Em Petrópolis, e demais municípios atingidos pela tragédia de 2011, foi instalado equipamento parecido. Os núcleos criados com aporte do Governo do Estado, possuíam base própria nas comunidades. Com o passar dos anos este política pública foi enfraquecida e as bases desmontadas. Daquela época, o único Núcleo ainda existente e resiliente é do Vale do Cuiabá e Adjacências.

 

Agora é lei: cardápio em braille

Em Petrópolis, agora é Lei: Restaurantes, bares e lanchonetes terão que disponibilizar cardápios em braille. Foi aprovada a lei municipal nº 8.552/2023, de autoria do vereador Júnior Coruja, que obriga estabelecimentos que comercializem refeições e lanches a disponibilizar cardápios impressos em braille. "O cardápio em braille já é lei em 15 estados brasileiros. É uma medida que é necessária para garantir a autonomia da pessoa com deficiência visual", frisou, lembrando que os empresários devem estar atentos a estas questões, colocando-se no lugar dos clientes. O cardápio escrito em braille deverá atender aos requisitos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Pequena Tribo celebra com festa da cultura africana

Festa de encerramento do ano letivo | Foto: Divulgação/Projeto Pequena Tribo

O projeto social Pequena Tribo encerrou as atividades de 2023 colhendo frutos positivos do trabalho com 50 crianças da Escola Municipal Odette Young Monteiro, no Bonfim. A festa de encerramento do ano letivo teve como tema "Os encantos da África" e foi uma verdadeira viagem pela cultura africana. As crianças encenaram uma lenda chamada "Sundiata" e fizeram apresentações de danças africanas, uma delas foi o Maculelê.

A festividade contou com exposição dos trabalhos feitos pelas crianças durante o semestre como confecção de máscaras, instrumentos musicais africanos e pinturas de animais da África. O programa Pequena Tribo foi criado para oferecer estudo extracurricular de graça para meninos e meninas de escolas públicas por meio de vivências e oficinas pedagógicas e lúdicas que resgatam a cultura dos povos ancestrais.

"O projeto tem dado tão certo e temos resultados tão positivos que vamos dobrar o número de vagas, ampliando para 100 crianças atendidas aqui no Bonfim. Fico feliz em poder contar a história dos povos originários para essas crianças. Esse semestre além da cultura africana, estudamos as tradições dos povos indianos e indígenas", anunciou o professor tradicional de Vedanta Jonas Masetti, idealizador do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.