Por: Wellington Daniel

Petrópolis já tem pelo menos oito pré-candidatos a Prefeito em 2024

Bernardo Santoro (Novo) e Leandro Azevedo (Republicanos) entram no páreo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Wellington Daniel

As articulações políticas para as eleições de 2024 já agitam Petrópolis. Neste mês, mais dois partidos confirmaram pré-candidaturas: o Republicanos e o Novo. Os nomes escolhidos são Leandro Azevedo e Bernardo Santoro, respectivamente. Até o momento, já são pelo menos oito pré-candidatos para o próximo pleito.

Nesta segunda-feira (11), o novo presidente municipal do Republicanos, Matheus Quintal, esteve no Correio Petropolitano Debate, da TV Correio da Manhã, e afirmou que a meta do partido também é conquistar três vagas na Câmara. "Voltamos com a missão de ter uma candidatura a prefeito forte, que é o professor Leandro Azevedo e três cadeiras no Legislativo", informou.

Quintal afirmou que o ex-vereador Antônio Brito e o atual, Mauro Peralta, já trabalhavam na composição de chapa. Os dois, inclusive, são nomes de pré-candidatos a vereador. Peralta será o único com mandato a disputar um cargo para o Legislativo. Atualmente no PRTB, deve trocar de sigla na chamada "janela partidária". Eduardo do Blog está se afastando, segundo a direção municipal.

O Republicanos também conversa com outros pré-candidatos, na tentativa de unir forças. Caso não seja possível uma única candidatura, a ideia é que já tenha um acordo para união no segundo turno. Segundo Quintal, a campanha de Azevedo é irreversível.

"A pré-candidatura de Leandro Azevedo é irreversível. Ela veio para ficar. Entendemos que é competitiva e, principalmente, vai de encontro aos anseios da população", explicou.

Partido Novo

No último sábado (9), o partido Novo anunciou Bernardo Santoro como pré-candidato, em reunião na Câmara Municipal. O evento contou com a presença do ex-deputado federal Paulo Ganime e do pré-candidato a prefeito no Rio de Janeiro e vereador carioca, Pedro Duarte.

Santoro foi presidente municipal do PSC de 2015 até seu encerramento, em 2022. Ao Correio, afirmou que a ideia do partido é eleger dois vereadores, além da chapa majoritária. Também disse que a sigla estará em diálogo com forças de centro-direita e direita na construção de uma unidade.

"Nossa ideia é termos uma chapa completa de vereadores para 2024, na defesa da liberdade econômica, do indivíduo enquanto agente de mudança da sociedade e uma gestão pública desburocratizada e digitalizada e atenção na área de serviços públicos essenciais", explicou.

Pré-candidatos

Até o momento, pelo menos oito nomes já se declararam pré-candidatos a prefeito em 2024. Além de Santoro e Azevedo, o vereador e ex-prefeito interino Hingo Hammes também está no páreo, ainda sem a definição de partido. Atualmente, Hammes é filiado ao União, mas já recebeu apoio do PL e convite do Progressistas.

Eduardo do Blog era o nome do Republicanos, antes de Brito deixar a presidência. Neste período, o vereador também se aliou a Hammes e disse que deve caminhar junto com o ex-prefeito interino, seja na composição da chapa majoritária ou disputando uma vaga na Câmara.

O também vereador Octávio Sampaio declarou que era o nome da família Bolsonaro na cidade e poderia ir para o PL com a janela partidária. No entanto, a sigla disse que apoia a pré-candidatura de Hingo.

Hugo Leal também foi visto como nome do governador Cláudio Castro e do PSD para a disputa, mas deixou claro que o partido poderia conversar com outras forças.

Pela esquerda, Yuri é pré-candidato pelo PSOL e há a expectativa que o prefeito Rubens Bomtempo tente mais uma reeleição. O atual chefe do Executivo, inclusive, tenta se aproximar de partidos, como o PT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.