Por:

Hospital Santa Teresa encerra convênio com SUS

Hospital é referência no atendimento de urgência na região | Foto: Arquivo TVC

O Hospital Santa Teresa notificou a Prefeitura de Petrópolis dando ciência ao encerramento do convênio com o SUS firmado em 2021 junto ao Município. O Hospital só realizará esses atendimentos até março de 2024. "A decisão deve-se ao grave desequilíbrio econômico no respectivo Convênio, conforme exposto reiteradas vezes ao Poder Público, inviabilizando a manutenção dos serviços prestados no âmbito SUS". Em setembro, em uma audiência pública na 4ª Vara Cível, representantes do Hospital disseram que o convênio tem um déficit de R$ 2,5 milhões.

O Santa Teresa é o principal hospital na cidade nas cirurgias cardiológicas ortopédicas, segundo informações da unidade, são realizadas 3 mil cirurgias por ano e a média de 900 pacientes por mês no ambulatório.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, disse que foi pego de surpresa e estuda alternativas para reverter a decisão do hospital. "Mas, paralelamente a isso, de forma preventiva, o município já trabalha em alternativas, para garantir a continuidade dos serviços hoje prestados pelo HST. A partir de abril de 2024, esses serviços continuarão sendo prestados à cidade, independentemente de qual for a instituição conveniada com o município", disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.