Prefeitura apresenta Plano Operacional da 36ª Bauer

Prefeito Hingo Hammes destaca ações para garantir evento

Por Richard Stoltzenburg - PETR

Festividade começa nesta sexta-feira (27) com mais de 200 atrações

Por Gabriel Rattes

O prefeito Hingo Hammes apresentou, nesta terça-feira (24), o Plano Operacional da 36ª edição da Bauernfest, uma das maiores festas culturais e turísticas do estado do Rio de Janeiro. A reunião aconteceu na Casa dos Conselhos, na Avenida Koeler, no Centro Histórico, e contou com a presença de representantes das forças de segurança, secretarias municipais, trade turístico e sociedade civil organizada. O presidente do Clube 29 de Junho (organizador do evento), Márcio Haubrich, também esteve presente na reunião.

Durante a apresentação, o chefe do Executivo detalhou as principais ações que serão adotadas para garantir a segurança, mobilidade, limpeza, saúde e infraestrutura ao longo do evento, que celebra a cultura germânica e atrai milhares de visitantes a Petrópolis.

"A gente tem se esforçado. É uma festa pensada, trabalhada e organizada por muita gente para que tudo ocorra da melhor forma possível", afirmou Hingo.

Destaques do plano de operação da Bauernfest 2025

A edição deste ano contará com novidades importantes:

? Reforço na infraestrutura: haverá 50% a mais de banheiros químicos em comparação com o ano passado — ao todo, serão 120 unidades, distribuídas nos fundos do Palácio de Cristal e na frente da Cervejaria Bohemia.

? Mobilidade urbana: o trânsito terá atenção especial. O estacionamento rotativo funcionará até as 22h, inclusive aos domingos. A Prefeitura informou que está articulando com estacionamentos privados para ampliar os horários de funcionamento, oferecendo mais opções aos turistas.

? A cidade será incluída oficialmente no aplicativo Waze, com as rotas e alterações de trânsito durante o evento.

? Transporte gratuito e sustentável: haverá uma linha exclusiva de ônibus elétrico tarifa zero, operada pela empresa TEVX, circulando entre pontos estratégicos e o centro da festa.

? Dois estacionamentos exclusivos serão montados fora da área central, com transporte contínuo de ônibus até os locais do evento. Um deles localizado no Bingen, no Polo da Universidade Católica de Petrópolis-UCP e outro na Rua Coronel Veiga, na antiga garagem de ônibus.

? Áreas designadas para embarque e desembarque dos ônibus e vans de turismo.

? Apoio à segurança: o plano prevê a atuação integrada entre a Guarda Civil, a Polícia Militar (incluindo o BPTur), além de apoio de policiais mirins até as 2h da manhã nos dias de maior movimento.

? Outra novidade será a utilização de placas com termos alemães fixadas nas barracas de alimentação e artesanato. Saudações como "Bom dia", "Boa tarde", "Obrigado" e "Por favor" estarão escritas na língua alemã.

"O Clube 29 de Junho sempre posicionou firmemente quanto a não ser uma festa da cerveja e sim uma festa da cultura germânica. Nada mais cultural dentro de um povo do que o seu idioma. Para valorizar e resgatar a tradição colocamos dentro do manual do expositor que eles devem fixar na barraca cinco expressões em alemão", explicou o secretário de turismo, Pablo Kling.

Cultura, economia e turismo em alta

Promovida pela Prefeitura Municipal e pelo Clube 29 de Junho, a Bauernfest é considerada a segunda maior festa da cultura alemã do Brasil. A programação inclui danças, desfiles, apresentações musicais, concursos típicos e ampla oferta gastronômica. A estimativa da Prefeitura é superar as últimas edições, movimentando a economia local, fortalecendo o turismo e gerando emprego e renda para os petropolitanos.

De janeiro a maio deste ano, mais de 50 mil turistas estrangeiros visitaram a cidade, reforçando o posicionamento de Petrópolis como um dos destinos turísticos mais procurados do país.

"São mais de 1500 empregos diretos criados para o período de pré-produção, de produção e execução da Bauernfest. A expectativa é de uma injeção de cerca de mais de R$ 100 milhões na economia da cidade", completou Kling.

Integração entre secretarias

O plano operacional envolve a atuação coordenada de diversas secretarias municipais: Secretaria de Turismo, representada por Pablo Kling; Secretaria de Cultura, com o secretário Adenilson Honorato; Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Luciano Moreira; Defesa Civil, Guilherme Moraes; Assistência Social, Adriana Kreisher; o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Charles Rossi.

O 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o Batalhão de Polícia de Turismo (BPTur) também participarão ativamente da operação.

Ações de outras secretarias e entidades parceiras

? Comdep: Limpeza no interior e no entorno do Palácio de Cristal (varrição manual e retirada de lixo, limpeza de banheiros químicos e sanitários fixos) e manutenção geral do Palácio de Cristal (pintura, instalação e manutenção de sistemas elétricos e hidráulicos temporários). Ações de conscientização ambiental sobre a correta separação e descarte de resíduos recicláveis.

? Secretaria da Mulher: Campanha de conscientização sobre o enfrentamento à violência de gênero.

? Assistência Social: Distribuição de pulseiras de identificação para crianças (com dados como nome da criança, nome e telefone do responsável e outras informações relevantes) na entrada do Palácio de Cristal.

? Projeto Incluir: Ação específica para o descarte adequado do óleo de cozinha utilizado pelas barracas de alimentação.

A Bauern começa na sexta-feira (27/06), com atrações no Palácio de Cristal, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), Centro de Cultura Raul de Leoni, Avenida Roberto Silveira, nos polos de moda, além de restaurantes no entorno da festa que contam com apresentação musical variada. A festa também conta com 22 cervejarias artesanais. A programação completa está no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br).