Inauguração do primeiro Gurukulam de Vedanta no Brasil

Foi realizada em encontro com o primeiro-ministro da Índia

Por Redação

Alunos avançados nos estudos de Vedanta entoaram um mantra chamado "Medhasuktam"

Por Redação

Reconhecido pelo governo indiano como um dos embaixadores da Tradição Védica nas Américas devido à seriedade e à abrangência de seu trabalho no fortalecimento e divulgação de Vedanta, o professor Jonas Masetti se encontrou no último domingo (17) com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em sua chegada ao Rio de Janeiro para a reunião da cúpula do G20. O encontro marcou a inauguração do primeiro Gurukulam de Vedanta no Brasil, situado em Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro.

Para dar às boas-vindas a Narendra Modi, Jonas Masetti, sua esposa Denise Kuperman Masetti e um grupo de sete alunos avançados nos estudos de Vedanta entoaram um mantra chamado "Medhasuktam", que pede por clareza mental, abertura de caminhos, e pela prosperidade do conhecimento da Tradição Védica. O primeiro-ministro ficou impressionado com a beleza da apresentação e disse estar muito orgulhoso do grupo. Narendra Modi também quis saber sobre os estudos do grupo, afirmando a força da Tradição Védica no Brasil, o que é raro ver em outros lugares do mundo, com exceção de comunidades originalmente indianas.

"Essa é a segunda vez que a nossa família Vishva Vidya interage e é mencionada em TV aberta pelo primeiro-ministro, Narendra Modi. A primeira ocasião aconteceu dois anos atrás quando nos foi dado o reconhecimento como embaixadores da Tradição Védica nas Américas. Agora tivemos a oportunidade de nos apresentar pessoalmente, mostrar a nossa força, a seriedade e o compromisso dos brasileiros dentro do caminho espiritual", contou Jonas Masetti.

Organização Vishva Vidya

Masetti mantém, há 10 anos, em Petrópolis, a Organização Vishva Vidya, com um centro de estudos de Vedanta, Sânscrito e outras disciplinas da Tradição Védica e acaba de inaugurar, também na cidade serrana, o primeiro Gurukulam de Vedanta no Brasil a contar com um mestre que tenha passado por um processo de estudo tradicional da Tradição Védica.

Gurukulam significa 'A Casa do Professor'. É um espaço destinado a estudos avançados da tradição, onde alunos residentes ficam em reclusão, sem contato com o mundo exterior. Em Petrópolis, alguns alunos já iniciaram esse programa de estudos por um período de três anos.

Jonas Masetti também destacou a importância do encontro com Narendra Modi como um marco para essa nova fase da Organização Vishva Vidya a partir da inauguração do Gurukulam. "Tivemos a oportunidade de expressar nossa gratidão por essa tradição que vivemos há tantos anos. É uma nova etapa para nossa família espiritual no Brasil. O encontro foi muito emocionante e muito significativo", finalizou Jonas Masetti.