Por: Redação

Eventos culturais celebram o mês da consciência negra em Nova Friburgo

Peça Macacos fala sobre a estruturação do racismo e do apagamento das memórias | Foto: Renato Domingos/ @sobre.renato

Novembro é marcado por uma série de eventos culturais que celebram o Mês da Consciência Negra. Essa data, com o dia 20 de novembro como seu ponto alto, marca a importância da cultura afro-brasileira, a luta contra o racismo e a valorização da história e das contribuições dos negros enquanto povo formador.

Neste ano, em Nova Friburgo, as celebrações pelo Dia da Consciência Negra começam com o projeto "Parque de Ideias", nesta quinta-feira (7),  com o espetáculo teatral Macacos, de Clayton Nascimento. A peça será apresentada no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro, às 20h. Na sexta-feira, 8, também como parte do projeto, será a vez de Zezé Motta subir ao palco do Teatro Municipal, às 20h. A distribuição de ingressos para estas duas apresentações ocorrerá no local, uma hora antes de cada espetáculo.

Também na sexta-feira, será aberta "Muvuca, a Festa das Origens", com a Exposição Ori, na Praça das Colônias. A programação do evento inclui atividades como apresentações culturais, música, rodas de samba e capoeira, exposições, oficinas e feira de empreendedores, entre outras, todas com foco nas tradições africanas e afro-brasileiras.

A realização é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, o Ysun-okê Centro Cultural Afro-Brasileiro e a Associação das Colônias de Nova Friburgo (Ascofri), com patrocínio da concessionária Energisa e do Instituto Energisa, e com apoio da Intertv.

Outro evento importante acontecerá na Câmara Municipal de Nova Friburgo, no dia 22, às 19h, com a entrega do Prêmio Consciência Negra 2024 - Troféu Zumbi dos Palmares. Raça, Luta e Resiliência.