O Correio Petropolitano realizou durante esta semana uma rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Petrópolis. A todos os cinco candidatos foram enviadas as mesmas perguntas sobre cinco temas prioritários para a população de Petrópolis: transporte público, saúde, educação, economia e meio ambiente. As entrevistas estão sendo publicadas diariamente no impresso do Correio Petropolitano em uma versão resumida, e a versão completa da entrevista é publicada no nosso site: correiopetropolitano.com.br. A escolha da ordem das publicações se dá pela ordem alfabética a partir da primeira letra do nome dos candidatos.
Fechando a rodada de entrevistas nesta sexta-feira (20), quem responde às perguntas é o candidato Yuri Moura (PSOL-Rede), que tem como vice, Marcos Novaes. Yuri é petropolitano, professor de história e gestor público especializado em cidades. Em 2023, iniciou seu mandato como Deputado Estadual, conquistando o voto de 25.479 eleitores. Antes disso, destacou-se como vereador em Petrópolis, sendo o mais votado nas eleições de 2020. Fundou a Escola Popular, projeto com educadores voluntários que já ajudou mais de mil jovens e adultos a concluírem o ensino fundamental e médio e na preparação para concursos públicos e que possui atuação em ao menos três cidades.
Transporte
No transporte, Yuri pretende tomar o controle do sistema de transporte público, para garantir serviço de qualidade, e trazer de volta a função de cobradores. Pretende reformar os terminais de ônibus e a ampliação do bilhete único. A tarifa zero também está entre as propostas do candidato, que prevê a implantação gradual, subsidiada com a criação do fundo municipal, com recursos arrecadados pelo IPVA, vale-educação e passagens pagas pelos empregadores da cidade.
Saúde
Na saúde, Yuri garante não medir esforços para manter o convênio do Sistema Único de Saúde (SUS) com o Hospital Santa Teresa. Pretende zerar as filas de espera por atendimento em consultas e exames, através de mutirões de serviço em parceria com consultórios e hospitais particulares. Yuri quer reestruturar a saúde básica e criar o Super Centro de Especialidades em parceria com o Governo Federal, para dar celeridade em exames e atendimentos em oftalmologia, cardiologia e ortopedia.
Economia
Para o orçamento do município, Yuri propõe equilíbrio entre os servidores aposentados e a abertura de vagas de concurso público, para dar oportunidade aos profissionais que hoje atuam por recibo de pagamento autônomo.
Para a economia, o candidato pretende investir em um Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico que fortaleça as vocações de Petrópolis, além de capacitar mão de obra e criar um ambiente favorável nos demais aspectos, para a instalação de indústrias compatíveis com a cidade.
Em relação ao turismo, Yuri pretende reestruturar os Centros de Informação Turística em parceria com guias de turismo; criar um ambiente favorável para acolhimento de turistas, com aplicativo para smartphone sobre o turismo da cidade e wi-fi gratuito nos pontos de entrada; e infraestrutura como banheiros, fraldários, lugar de descanso e estacionamento sem muito custo, nos polos de moda, no centro histórico.
Educação
Para a educação, Yuri pretende criar o programa Escola-Bairro, com contraturno, com reforço escolar, atividades culturais, esportivas, técnicas e tecnológicas. Investir no planejamento da compra e fornecimento da merenda escolar. Ampliação do número de Centros de Educação Infantil, ampliando vagas e instalando novos CEIs. Propõe aumento dos salários dos profissionais dos CEIs, bonificar por projeto inovadores e garantir a inclusão para crianças com TEA, outros transtornos e com deficiência. E a ideia é criar contraturno com cuidadoras e profissionais de recreação para responsáveis por alunos que trabalham até tarde.
Meio Ambiente
Em relação à prevenção de inundações do Rio Quitandinha, Yuri propõe a aplicação da lei de sua autoria que cria medidas para gestão das águas de chuva: 'Cidade Esponja", minimizando os riscos de inundações, também na Rua Coronel Veiga. Prevê ainda a aplicação dos recursos do Governo Federal do PAC Seleções que destina recursos para obras de drenagem na cidade.
Sobre o tema incêndios florestais, o candidato propõe maior investimento em educação ambiental. Parcerias com outras esferas de governo para garantir estrutura e ampliar o quadro de brigadistas e voluntários. E ações preventivas com o Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil. Investimento em políticas de adaptação, prevenção e preservação.