Por: Leandra Lima - PETR

'Marcação Cerrada' já tem música tema

"Marcação Cerrada", curta-metragem dirigido por Rodolfo Medeiros em Petrópolis, aborda questões de autonomia e inclusão para pessoas com síndrome de Down. Com lançamento previsto para novembro deste ano, o filme busca destacar a importância da sociedade em garantir que todos tenham o direito de tomar suas próprias decisões e viver suas vidas com liberdade, independentemente de suas características.

 A produção escolheu a música "De Toda Cor", de Renato Luciano, para compor o filme, uma canção que convida os ouvintes a reconhecer e abraçar a diversidade em todos nós, promovendo a ideia de aceitação e inclusão. 

Para o diretor, o curta é um objeto de reflexão sobre a inclusão e a igualdade de oportunidades para as pessoas que vivem com essa condição genética. Na trama é possível acompanhar a jornada de 4 amigos com síndrome de Down que, apesar de terem atingido a maioridade, encontram-se presos em uma bolha de superproteção criada por suas famílias.

Um dos amigos nutre um desejo em seu coração por muito tempo, que seria assistir a uma partida de futebol no lendário estádio do Maracanã. No entanto, devido à superproteção familiar, esse desejo parece distante. Determinados a tornar o sonho do amigo uma realidade, os jovens embarcam em uma jornada desafiadora em direção ao estádio, enfrentando uma série de obstáculos e adversidades no caminho. "O filme desafia estereótipos e preconceitos, evidenciando a capacidade desses indivíduos de superar desafios e viver de forma mais independente quando lhes são dadas oportunidades adequadas", enfatiza Rodolfo.

O elenco do filme é composto por artistas com síndrome de down, integrantes do projeto Somos 21 e do Projeto Andorinhas, com um elenco de apoio formado por atores com deficiência (PcD). As filmagens foram realizadas em locações em Petrópolis e no Rio de Janeiro, destacando a beleza e diversidade das cidades brasileiras.

Além da produção do filme, o projeto inclui a realização de 10 sessões de debates com o diretor, elenco e especialistas em escolas municipais da cidade, bem como uma pré-estreia em um cinema local. Essas atividades visam promover uma reflexão profunda sobre a importância da inclusão. Confira os bastidores no Instagram oficial da produção, @marcacaocerrada2024.