Por: Redação

Festival "Fado em Cidades Históricas" acontece neste fim de semana no Palácio de Cristal

Um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, o Palácio de Cristal | Foto: Divulgação/PMP

Neste sábado e domingo, dias 18 e 19 de maio, o Palácio de Cristal o Festival “Fado Cidades Históricas” pela primeira vez em Petrópolis. O fado, que tem suas raízes profundamente entrelaçadas com as comunidades escravas, surge como uma expressão autêntica do Brasil. Originário dos terreiros dos escravos, o fado é um testemunho vivo da diversidade e da resiliência cultural do país.


Junto com o fado, o jongo também encontra seu lugar de destaque, representando uma manifestação cultural de origem africana que influenciou profundamente o samba carioca e a cultura popular brasileira como um todo. O Festival "Fado em Cidades Históricas" não apenas presta homenagem a essas raízes culturais, mas também busca promover a lusofonia e as conexões criativas entre as históricas cidades de Petrópolis e Ouro Preto.


Idealizado pela entusiasta da música e empreendedora cultural Connie Lopes, conhecida também por seu trabalho no festival Back2Black, o evento oferece uma programação diversificada que inclui performances de renomados artistas nacionais e internacionais. Ana Moura, Raquel Tavares e Marta Pereira da Costa são apenas alguns dos talentos que abrilhantarão o palco com sua música envolvente e suas interpretações marcantes.


Além das apresentações musicais, o festival oferece uma experiência completa de imersão cultural, com exposições, teatro de rua, contação de histórias e uma variedade de atividades gastronômicas e artesanais. Os participantes terão a oportunidade de explorar os sabores tradicionais e contemporâneos da gastronomia portuguesa, incluindo o famoso pastel de Belém, em um workshop conduzido pela renomada chef Marlene Vieira, considerada a número um de Portugal.


O evento é uma realização do Ministério da Cultura, Natasha Artes e Planeta Cultura e Sustentabilidade, com o generoso apoio de patrocinadores como GALP, GERDAU e GEOCOBA Engenharia, e a parceria de instituições locais como a Prefeitura de Petrópolis, a Prefeitura de Ouro Preto, SENAC Petrópolis e a Fundação das Artes de Ouro Preto (FAOP).


Para mais informações acesse o site em https://fadoemcidadeshistoricas.com.br/ e siga as redes sociais @fadoemcidadeshistoricas.