Na manhã desta quarta-feira (01), foi dada a largada da tradicional corrida do trabalhador em Petrópolis. Nas primeiras horas do evento, as estruturas de sinalização foram montadas no centro da cidade, junto à praça da liberdade. Equipes de corrida e outros atletas começaram a chegar e o local foi tomado por mais de mil pessoas, entre inscritos e os atletas pipocas, que são aqueles que não conseguiram se inscrever.
As inscrições para a corrida do trabalhador esgotaram durante os primeiros minutos da abertura dos quatro lotes disponibilizados no dia 25 de abril. Foram mais de 50 mil acessos no site de inscrição. Neste ano, foram disponibilizadas 300 inscrições a mais em relação a 2023, em um total de mil cadastros.
Durante a corrida, os atletas percorreram 5km de percurso com largada na praça da liberdade, passando pelas ruas Mosenhor Bacelar, Rocha Cardoso, Washington Luiz e rua do Imperador até o retorno em frente ao Terminal Rodoviário. O percurso seguiu pela rua do Imperador, rua da Imperatriz, passando pelo Museu Imperial, Raul de Leoni, avenida Ipiranga, Koeler, Roberto da Silveira e chegando à Praça da Liberdade novamente.
No momento da retirada dos kits, foi obrigatório a entrega de uma lata ou sachê de leite em pó para a campanha solidária promovida pelo evento. Antes da largada, foi feito um minuto de silêncio em homenagem à atleta Ludmila Macedo Corrêa que faleceu após um mal súbito no último domingo.