Por: Yasmim Grijó

Prioridade para pessoas com TEA

Simbolo do Autismo. Foto: Ilustração/Simbolo Autismo | Foto: Ilustração/Simbolo Autismo

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão direito à vaga de estacionamento exclusiva nas ruas de Petrópolis. A regulamentação da emissão das credenciais será feira pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans).

"Além das vagas já existentes para deficientes, vamos também demarcar vagas exclusivas para autistas com o símbolo internacional do autismo, o laço quebra cabeça", disse o presidente da CPTrans, Thiago Damaceno, acrescentando que as equipes já estão fazendo o levantamento.

A credencial pode ser obtida na sede da CPTrans (Rua Alberto Torres, número 115 - Centro). O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, É preciso levar laudo médico atestando o diagnóstico de TEA, cópia do documento de identificação do solicitante, comprovante de residência, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e documento do veículo. A credencial tem validade de cinco anos a partir da data de emissão.

"Ações como esta mostram nossa luta e trabalho para garantir que todas as vozes sejam ouvidas e todas as pessoas se sintam valorizadas em nossa cidade", ressaltou a secretária da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras, Marcia Schanuel.

Para a psicóloga clínica Karolayne Medeiros, essa credencial é uma grande conquista para as pessoas com TEA. "As pessoas têm em mente que só os deficientes físicos têm dificuldade para se locomover. Para o autista, buscar por uma vaga ou realizar uma caminhada até o carro podem causar crises comportamentais, desregulação que pode causar grande transtorno. Durante essas crises, o autista fica mais agressivo. Com essa nova regulamentação dos estacionamentos, temos um grande avanço para estas pessoas," diz.

A especialista destacou a importância das leis que dão proteção e inclusão para o autismo na sociedade em que estamos.

"Estas normas promovem o acesso aos direitos fundamentais. Pessoas com autismo têm os mesmos direitos e devem ser respeitadas como todos os outros indivíduos. Vagas de estacionamento prioritária, lazer, meia entrada, filas prioritárias, educação em escola regular com plano de ensino individualizado e outras medidas que são importantes e exigem mais visibilidade para serem implementadas", explica.

Transtorno do Espectro Autista

É um transtorno que afeta o desenvolvimento neurológico, acarretando prejuízos à comunicação, interação social e comportamento. O TEA trata-se de uma condição que não tem cura, porém, tem tratamento, que, principalmente na infância, quando geralmente é diagnosticado, está baseado no tripé família-escola-profissionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.