Por: Gabriel Rattes

Petropolitano Gabriel Pec marca primeiro gol nos Estados Unidos

Vitória garantiu a liderança da Conferência Oeste | Foto: Divulgação/LA Galaxy

O petropolitano Gabriel Fortes Chaves marcou o primeiro gol após a transferência para o time de futebol norte americano, Los Angeles Galaxy. Neste último sábado (30/03), o LA Galaxy enfrentou o Seattle Sounders pela sexta rodada da MLS, principal liga de futebol dos Estados Unidos. Logo aos quatro minutos de jogo, Gabriel Pec, como é conhecido, marcou o único gol da partida, garantindo a vitória e a liderança da Conferência Oeste. "Muito feliz pelo meu primeiro gol. Sendo em casa, com o estádio cheio e com vitória, não tem sensação melhor. Agora é focar, descansar porque nós teremos um grande clássico pela frente", enfatizou o atleta em uma coletiva de imprensa após o jogo.

Pec foi transferido do Clube de Regatas Vasco da Gama para os Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, em janeiro deste ano, pelo valor de US$ 10 milhões (dólares). Caso cumpra algumas metas, o valor ainda pode chegar a US$ 11,5 milhões (dólares). O interesse do clube norte americano se deu após o atleta performar a melhor temporada da carreira em 2023. No ano, Gabriel Pec disputou 50 jogos pelo Vasco, marcando 14 gols e cinco assistências, sendo um dos principais responsáveis pela permanência do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Em comparação, até então, a melhor temporada profissional do jogador havia sido em 2021, também pelo Vasco (52 jogos, sete gols e três assistências).

Liderança

Macaque in the trees
Gabriel Pec comemora primeiro gol com a camisa do Los Angeles Galaxy | Foto: Divulgação/LA Galaxy

Neste sábado (30), Pec disputou a sexta rodada da Conferência Oeste da Major League Soccer (MLS), principal liga de futebol profissional masculino entre clubes dos Estados Unidos. A partida foi realizada no Dignity Health Sports Park (estádio do LA Galaxy) contra o lanterna da Conferência Oeste, Seattle Sounders. O jogo foi de suma importância para os 'Galáticos de Los Angeles', porque garantia a liderança do grupo.

Aos quatro minutos de jogo, após uma triangulação na lateral direita do campo, entre Gabriel Pec, Joseph Paintsil e Riqui Puig, Joseph escorou a bola no meio da área para Gabriel abrir o placar da partida. "Muito feliz pelo gol, venho buscando-o a cada jogo que eu entrava. Agora saiu um pouco do peso, porque eu estava ansioso para marcar esse primeiro gol", disse Pec. "Foi uma jogada bem trabalhada. A gente treinou essa aproximação entre mim, Joseph e o Riqui. Fico muito feliz que a gente vem se conhecendo a cada jogo, a cada treino, isso vai ser muito importante ao longo da temporada", completou.

Com a vitória, o time de Los Angeles assume momentaneamente a liderança da Conferência Oeste com 12 pontos em seis jogos. Whitecaps está em segundo com dez pontos em cinco jogos, seguido pelo Real Salt Lake, com dez pontos em seis jogos. Neste próximo sábado (06), acontecerá o clássico de Los Angeles, entre LAFC e LA Galaxy. Os Galáticos procuram manter a liderança do grupo, já o LAFC busca sair da 'zona da degola' e respirar um pouco na tabela.

Convocação para a seleção

A grande temporada de Gabriel Pec em 2023 não só atraiu uma nova oportunidade em um clube, mas também atraiu a atenção da seleção brasileira. Em janeiro deste ano, o treinador Ramon Menezes convocou o atleta para disputar o Pré-Olímpico, realizado na Venezuela. Foi a primeira vez que o atleta de 22 anos foi convocado para vestir a amarelinha. "Um prazer enorme ser convocado e poder representar o meu país. Quero aproveitar ao máximo esse período de treinos com os meus companheiros de Seleção. Espero poder agregar a eles também. Com certeza será um período especial!", disse o atleta em entrevista para o jornal Correio da Manhã à época.

Pela primeira fase da competição, a equipe sub-23 treinada por Ramon fez a segunda melhor campanha em Pré-Olímpico. Na história das 13 edições do torneio realizadas até o momento, a seleção brasileira só havia conseguido vencer as três primeiras partidas em duas delas: em 1996 e 2020. Neste ano, repetiu o feito: derrotou Bolívia (1 x 0), Colômbia (2 x 0) e Equador (2 x 1). Com as vitórias, avançou para o Quadrangular Final, junto com Paraguai, Argentina e Venezuela.

Contra a Colômbia, Pec foi determinante para decidir a partida. Mesmo com o placar favorável à seleção brasileira em 1x0, o elenco de Ramon vinha sofrendo dificuldades para manter o resultado e assegurar a vitória. No entanto, aos 38 minutos do segundo tempo, Pec se desvencilhou da marcação na marra e conseguiu bom passe para John Kennedy garantir a vitória. "Fui feliz de poder entrar e contribuir com uma assistência. Acho que o grupo está evoluindo. O primeiro jogo, a estreia, todo mundo fica com um pouco de frio na barriga. Hoje o nosso time conseguiu propor o jogo melhor e, graças a Deus, a gente saiu vitorioso", comemorou Pec após a vitória.

Eliminação

No entanto, mesmo após o bom desempenho na primeira rodada do Pré-Olímpico, o Brasil foi superado pelo Paraguai (1x0) e Argentina (1x0) no Quadrangular Final e não conseguiu garantir uma das duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris. Com apenas uma vitória em cima da Venezuela, a seleção terminou em terceiro lugar com três pontos. Paraguai terminou em primeiro com 7 pontos e Argentina, com 5 pontos, em segundo. Venezuela fechou a tabela em quarto lugar com apenas um ponto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.