Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Implementação de politicas para pontos de apoio

Pontos de apoio serão definidos com base em estudos | Foto: Reprodução/ Google Maps

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (27), um projeto de lei de autoria da vereadora Júlia Casamasso, representante da Coletiva Feminista Popular, que visa estabelecer uma rede estratégica de locais de apoio para atendimento da população em momentos críticos, oferecendo segurança e assistência provisória por até 24 horas. De acordo com os termos da lei, os pontos de apoio serão definidos com base em estudos georreferenciados e análises de risco, considerando fatores como densidade populacional, vulnerabilidade socioeconômica e proximidade a áreas de risco. Esses locais serão divulgados publicamente e estarão disponíveis para consulta.

 

Boletim de ocorrências da Defesa Civil

A Defesa Civil do município contabilizou 1.117 registros de ocorrências (sendo 748 deslizamentos), por conta das chuvas que começaram na última quinta-feira (21/3). O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (GBM) registrou 9 vítimas resgatadas com vida nos bairros Independência e Caxambu. No Independência, foram registrados 4 óbitos, sendo 1 masculino infantil, 1 masculino adulto e 2 femininos adultos, são 100 pessoas acolhidas no ponto de apoio da Escola Municipal.

Captação de cadastramento de biometria

TRE Petrópolis vai realizar uma ação itinerante | Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), informou que 39% (cerca de 95mil) dos eleitores petropolitanos ainda não realizaram o cadastramento da biometria. O prazo segue até o dia oito de maio. Após essa data, não será possível realizar alterações no título. O cadastramento é realizado presencialmente, nos tribunais regionais eleitorais de Petrópolis e para que o cadastro seja realizado, basta levar um documento oficial com foto. De acordo com o TRE, a cidade tem 244 mil eleitores.  Com o objetivo de facilitar o acesso à população, o TRE de Petrópolis vai realizar uma ação itinerante, nos dias 9 e 10 de abril, no Ciep Cecília Meireles, em Corrêas.

Homenagem aos bombeiros

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (27), na Câmara Municipal, o vereador Domingos Protetor apresentou uma moção de aplausos ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro por sua atuação no salvamento da menina Ayla, de 4 anos, resgatada dos escombros de um desabamento no bairro Independência, no último sábado (23). A criança estava desaparecida há 16 horas após as fortes chuvas do último final de semana e foi encontrada com vida com ajuda do cão Boss.

Audiência

A Prefeitura de Petrópolis vai discutir no próximo dia 09 de abril, às 17h30, na Casa dos Conselhos Augusto Angelo Zanatta, as propostas da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025. A LDO estabelece as regras para a elaboração da Lei Orçamentária Anual(LOA).

Semana Santa

A tradicional feira dos pescados, teve início nesta quarta-feira, em Petrópolis. O evento tradicional da cidade, se estende até a sexta-feira santa, na rua da feira, no centro. Os peixes mais procurados na feira, são: anchova, corvina, cavalinha e sardinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.