Por: Leandra Lima

Túnel extravasor tem papel importante frente às chuvas

Conclusão das obras ao longo do túnel estão previstas para março de 2025 | Foto: Raphaela Cordeiro

Durante as chuvas de grande intensidade que atingiram Petrópolis nos últimos dias, o Túnel Extravasor teve um papel importante, assegurando o escoamento dessas águas desviando-as do Rio Palatino, no centro, para o Rio Piabanha, no Itamarati, permitindo assim menos impactos estruturais nas ruas do centro da cidade e na comunidade do Quissamã onde o túnel passa subterraneamente. Na tragédia socioambiental que ocorreu em 2022, as galerias do túnel desabaram, dentro da comunidade, no local do sedimento, se formou uma cratera que colocou casas e vidas dos moradores em risco. Vendo os resultados das obras de reconstrução do túnel, que teve sua primeira etapa concluída em março de 2023, financiadas pelo o Governo do Estado, representantes da associação de moradores da Rua Quissamã, agradeceram o apoio do governador, Cláudio Castro.

"A Associação de Moradores da Rua Quissamã, agradece ao Governo do Estado pela sensibilidade que estão tendo com o bairro. Essa é uma obra que vem sendo feita no subsolo e quase ninguém vê, mas ela está acontecendo e é muito importante para a segurança da comunidade", representante da associação.

Assim que foi anunciado que a cidade iria receber um temporal de grande escala, equipes que trabalham na segunda fase das intervenções na galeria do túnel reforçaram, os serviços de prevenção, com a limpeza e desobstrução das comportas para evitar que o lixo e outros detritos arrastados pelas chuvas bloqueassem a saída de água. O trabalho ajudou a minimizar os alagamentos e garantiu o pleno funcionamento do Extravasor.

Em resposta aos resultados conquistados pelo o trabalho, Cláudio Castro ressaltou que sua gestão tem a segurança dos moradores de Petrópolis como prioridade e enfatizou que segue monitorando os locais mais vulneráveis do município. "Não queremos que o que aconteceu em 2022 se repita aqui ou em qualquer outro município. Estamos empenhados em reforçar a infraestrutura da cidade, uma região que sofre constantemente com fortes chuvas. O Túnel Extravasor, que não recebia investimentos há décadas, é um grande exemplo do nosso comprometimento", disse.

O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Uruan Andrade, também destacou que as intervenções são fundamentais para melhorar o escoamento das águas durante os temporais e minimizar os alagamentos no Centro Histórico.

Na primeira etapa das obras de reforço do túnel , foram realizados os trabalhos de requalificação do fluxo hidráulico para melhor escoamento pluvial e redução dos riscos de alagamento, desobstrução e desassoreamento do piso do túnel. Já na segunda etapa, que está em andamento, equipes técnicas atuam nos serviços focados nas comportas da galeria, no jateamento de concreto nas paredes e no teto, além de realizar a aplicação de resina anticorrosiva no concreto. O investimento nessa segunda fase é de R$41 milhões e a conclusão prevista é para março de 2025. Ao todo, a obra recebeu investimento de R$109 milhões.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.