Por: Leandra Lima

Onda de calor deve durar até a próxima quinta-feira na região

Petrópolis registrou 32°C nesta segunda-feira | Foto: Leandra Lima

No último fim de semana, algumas regiões da cidade do Rio de Janeiro registraram sensação térmica de 60,1°C. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram que a onda de calor pode seguir até quinta-feira (21). O aumento das temperaturas e do calor extremo podem apresentar riscos à saúde da população, especialmente às crianças, idosos, ou indivíduos que possuem alguma comorbidade. Com o quadro atual dos termômetros, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio (SES-RJ) emitiu um alerta onde divulgou orientações para lidar com as ondas de calor durante este período.

O clima para os próximos dias ainda se mantém elevado no estado do Rio e na Região Serrana. Em Petrópolis seguindo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a previsão para os próximos dias contará com muito calor e chuvas isoladas. Nesta quarta-feira as temperaturas variam entre máxima de 29°C e mínima de 20°C, a umidade do ar pode alternar entre máxima de 90% e mínima de 70% os ventos terão baixa intensidade. Já na quinta-feira terá as mesmas características com diferença nas temperaturas, que marcaram máxima de 34°C e mínima de 19°C, os ventos continuam com baixa intensidade e a umidade do ar varia entre mínima de 50% e máxima de 100%.

Orientações

De acordo com a SES-RJ, durante esses picos térmicos é preciso redobrar os cuidados com a saúde, devido à maior perda de líquidos e de sais minerais pela transpiração, sendo as crianças, os idosos e a população em situação de rua os mais sensíveis a essas perdas, o que pode levar ao estresse térmico.

Além do estresse, há a preocupação com a pele, a alta intensidade do sol pode provocar queimaduras e insolação. A dermatologista da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), Maria Eugênia Noviski, orienta como se deve passar o protetor solar. "O protetor solar deve ser aplicado antes de sair de casa e repassado a cada duas horas. Também não se deve usar perfumes, loções ou similares, pois, em contato com os raios solares na pele com sudorese, podem causar irritações cutâneas ou manchas", disse.

Recomendações

Para enfrentar as altas temperaturas a orientação para bebês e crianças é oferecer líquido com frequência, lembrando que a água deve ser sempre filtrada ou fervida, para os idosos, maiores de 65 anos, pessoas doentes, especialmente cardíacos ou com pressão alta, acamados, portadores de doenças crônicas, cardiovasculares, respiratórias, mentais, renais, diabetes, alcoolismo e pessoas que tomam medicamentos de uso contínuo é necessário se hidratar com frequência, a não ser que haja contraindicação médica.

Para as mulheres grávidas é recomendado que não façam atividades físicas quando estiver muito quente do lado de fora e evitar sair em temperaturas acima dos 40ºC. Já para a população em geral é aconselhado manter a casa fresca fazendo o ar circular, usar roupas frescas com poucas camadas, manter-se hidratado, se alimentar bem e adicionar saladas na alimentação e, se possível, não sair em horário de pico do sol, sendo das 10h às 16h. Para todos os grupos o indicado é passar diariamente o protetor solar e reaplicar durante o dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.