Por: Yasmim Grijó

Reunião feminina para Alcóolicos Anônimos será neste sábado

Reunião do AA será exclusivamente para mulheres | Foto: Divulgação/AA RJ

O aumento do consumo abusivo de bebidas alcoólicas pelas mulheres tem impactado diretamente a saúde de inúmeras brasileiras. Buscando ajudar esse público, em Petrópolis, o Grupo Vinte e Sete de Maio realiza neste sábado, 9 de março, às 16h, reunião de composição feminina com a participação da psicóloga e amiga de A.A., Rejane Teixeira.

O evento é aberto à comunidade e para mulheres que estão sentindo os prejuízos do consumo de álcool é uma oportunidade para conhecer uma reunião de Alcoólicos Anônimos. As reuniões de composição feminina são realizadas em todo segundo e quarto sábado do mês, às 16h, no Grupo Vinte e Sete de Maio (Rua Bingen, 261, em frente ao Colégio Cardoso Fontes).

Ao olhar para o futuro, no contexto social, as expectativas não parecem ser muito promissoras. Adolescentes de 13 a 17 anos já lideram o consumo atual de bebidas alcoólicas e fazem experimentação mais precoces (com menos de 14 anos) que meninos da mesma faixa etária.

Esse cenário preocupante foi agravado pela pandemia de covid-19, com a sobrecarga de atividades, principalmente entre as mulheres adultas e mães. A boa notícia é o aumento de mulheres buscando ajuda em Alcoólicos Anônimos (A.A.). Atualmente, são 62 reuniões femininas realizadas semanalmente e o estado do Rio de Janeiro é o que concentra o maior número no país, são cerca de 18 reuniões semanais, entre presencial e remota.

Tatiana, moradora de Petrópolis, de 42 anos, está há cerca de 9 meses em sobriedade. A petropolitana relata que aos 14 anos já bebia e a quantidade e frequência foram aumentando com o passar dos anos.

"Usava para me integrar socialmente, perder a timidez e me sentir feliz. Mas só muito recentemente entendi que tinha problemas com álcool ao perceber que não tinha uma única vez que eu começasse a beber que não terminasse embriagada. Busquei Alcoólicos Anônimos e entender o programa das 24 horas foi um alívio e uma saída para me manter sóbria. Frequentar as reuniões de composição feminina ajudaram muito, por ser um ambiente que me senti acolhida e mais confortável para partilhar alguns assuntos da minha vida. Hoje, A.A. é tudo em minha vida e sem a irmandade seria impossível para eu não beber", conta.

Larissa, também petropolitana, de 28 anos, está há cerca de 5 anos e meio em sobriedade.

"Comecei a beber aos 12 anos como forma de anestesiar emoções que eu não conseguia assimilar e compartilhar, mesmo criança. Cheguei a um ponto em que a única saída era morrer ou procurar ajuda e busquei Alcoólicos Anônimos. Costumo dizer que o oxigênio que preciso para respirar e viver e as salas de A.A. são a mesma coisa. Sem as salas eu já teria morrido. Então a importância é simplesmente essa: Alcoólicos Anônimos me deu e me dá diariamente uma chance de não apenas sobreviver, mas de viver com qualidade", diz Larissa

Reuniões

Em Petrópolis, as reuniões de composição feminina são realizadas em 2º e 4º sábado do mês, às 16h, no Grupo Vinte e Sete de Maio (Rua Bingen, 261, em frente ao Colégio Cardoso Fontes).

Sobre Alcoólicos Anônimos

A.A. é uma irmandade de pessoas que compartilham entre si suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver o seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. Seu propósito primordial é manter a sobriedade e ajudar outros alcoólicos a alcançarem o mesmo. O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber.

Para mais informações, entre em contato pela Linha de Ajuda: (24) 99943-1443.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.