Por: Yasmim Grijó

Dengue: saúde reforça protocolo de atendimento

UPA Cascatinha | Foto: Divulgação/Defensoria Pública

Petrópolis registrou somente em fevereiro, 495 casos de dengue. Em janeiro, foram 274 casos confirmados, número quase quatro vezes maior do que em todo o ano de 2023. Na última semana, a Prefeitura decretou Emergência de Saúde Pública visando uma resposta ágil às ações de combate à dengue.

Com um aumento significativo de pacientes com sintomas gripais em busca de testes para a dengue nas unidades de saúde do município, Petrópolis está seguindo a determinação da Secretaria de Estado de Saúde para a realização das testagens.

Os testes estão sendo realizados nos pacientes em condições clínicas especiais: casos graves, gestantes, menores de cinco anos, maiores de 65 anos e portadores de comorbidades - que deverão ter todas as suas amostras biológicas coletadas, cadastradas e encaminhadas ao LACEN RJ - Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels. O objetivo é evitar o uso de testes rápidos para o fechamento do diagnóstico.

Nos demais casos, por se tratar de uma epidemia, o diagnóstico poderá ser feito pelo médico por meio de avaliação clínica sintomática.

Locais para a testagem

Unidades de Pronto Atendimento - UPA Centro, Cascatinha e Itaipava.

Morte

Vale ressaltar que, no dia 24 de fevereiro, Petrópolis registrou a primeira morte por dengue. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente, um homem de 40 anos, chegou em estado grave na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cascatinha e foi transferido para uma unidade de CTI, mas não resistiu.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.