Darllan Freitas Soares, de apenas 17 anos, é faixa azul e estreou na categoria adulto do Jiu-jitsu neste mês de fevereiro. O atleta, que tem como Centro de Treinamento (CT) a Icon Jiu-jitsu, foi campeão do Torino Challenge 2024, na Itália. "Agradecer primeiramente a Deus por tudo que eu tenho vivido", disse o atleta por meio das redes sociais. Relembrando que Darllan passou por um momento difícil neste início do ano. Estava classificado para a disputa do campeonato europeu da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), uma das quatro principais competições do mundo do jiu-jítsu, mas enquanto treinava, em uma sede da Icon na Suíça, sofreu uma lesão no pé e ficou fora da competição.
"A preparação para a competição começou com minha equipe ainda em Petrópolis, e continuamos o trabalho na Suíça. Apesar das dificuldades, por conta de uma lesão que acabou me deixando fora do campeonato Europeu, não paramos os treinos na medida do possível, sempre mantendo o foco pois o nível dos atletas está muito alto e não podemos ficar para trás", explicou o atleta, em entrevista ao Correio.
Darllan competiu em Torino na faixa azul, categoria leve, e lutou ao todo quatro lutas até conquistar o lugar mais alto do pódio. "A sensação de ganhar uma competição no exterior é sensacional. Do lugar de onde vim, sair do país é quase impossível, na verdade, até para lutar no nosso país é difícil. Para arrumar verba para as inscrições e custo é sempre uma correria", disse Darllan. "O sonho de todo atleta é sair do país, conquistar competição no exterior. Então sou muito grato a equipe Icon e ao meu professor Mauro Ferreira por está me proporcionando essa oportunidade", enfatizou.
Agora, o jiujiteiro irá competir a AJP Jiu-jítsu Pro no dia 9 de março, na Bélgica. Já no dia 23 de março, Darllan volta a competir na Itália, o Milão OPEN da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), uma das principais ligas da modalidade.
"Ficar de fora do Europeu foi realmente frustrante, fiquei realmente muito chateado quando o médico falou que eu estava fora. Mas recebi todo apoio da minha equipe e família, então foquei nos treinos e na minha recuperação para as próximas competições. Eu quero ser profissional e sei que não posso desanimar ou perder o foco diante das dificuldades e claro que já estou com esperança de voltar ano que vem para lutar o Europeu", afirmou Freitas.