Por: Redação

Petrópolis vai receber em março o Festival ID:Rio 2024

Principal polo de moda da Região Serrana | Foto: Henry Kappaun

Petrópolis recebe em março o Festival ID:Rio 2024. Com o tema "Multiversos Sustentáveis", o evento mergulha nas possibilidades da identidade da cadeia produtiva fluminense, consolidada como fundamental motor de geração de emprego, renda e desenvolvimento para todo o Estado do Rio de Janeiro. Petrópolis foi a cidade escolhida para abertura oficial do Festival, no dia 1º (sexta-feira), com palestras no Enel Summit, desfiles de marcas locais e a feira gastronômica Deguste.

O cronograma do evento conta com uma agenda cheia, inclusive, no Enel Summit. A programação do Summit incluirá diversas atividades, com palestras de cases como "Mulheres do Sul Global", com a empreendedora social Emanuela Pinheiro, "Visual Merchandising", com Grasylle Ferreira e "Inova Moda Digital by Senai Cetiqt". E no sábado (02), desfiles de marcas da tradicional Rua Teresa, e uma edição especial da feira gastronômica Deguste.

"Essa é uma oportunidade única para os empresários da Rua Teresa. A escolha da ARTE (Associação da Rua Teresa) como parceiro local representando nosso Polo de Moda nos deixa muito felizes. Convidamos os clientes e os empresários para que participem do evento, que vai trazer informações importantes nos encontros do Enel Summit e a melhor expectativa possível para o desfile de encerramento que vai reunir o melhor das marcas locais", afirma a presidente da ARTE, Denise Fiorini.

"Petrópolis é uma referência histórica no mercado da moda fluminense pela produção têxtil e seus pólos de compras. Por isso, receber o ID:Rio Festival será uma importante estratégia para o fortalecimento do setor em nossa cidade, e para disseminação do conceito de moda sustentável e criativa. Temas estes ligados à questão ambiental urgente que vivemos no mundo atual", observa o prefeito da cidade Rubens Bomtempo.

Polo de moda

O Estado do Rio de Janeiro mantém-se, há décadas, como um dos principais polos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários núcleos de moda, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva. Em Petrópolis, a Rua Teresa, o Polo do Bingen e a Feirinha de Itaipava, são reconhecidos como os três polos de moda da cidade.

O festival

O Festival ID: Rio 2024 marca sua 3ª edição com atividades em três municípios do Estado do Rio: Petrópolis, Niterói e Rio de Janeiro. Além do Enel Summit, haverá uma série de desfiles e um line-up de shows gratuitos, via Sympla ingressos, que inclui Fernanda Abreu, Johnny Hooker e Toni Garrido.

No Rio de Janeiro, no dia 11 (segunda-feira), a programação é especial para mulheres empreendedoras, com workshops e a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, que enfatiza: "O ID: Rio é um case de sucesso que alia empreendedorismo, geração de negócios e oportunidade através do campo da economia criativa. E a cultura do estado passa justamente por este ativo, por ser o território criativo do país, com um segmento que supera 4% do PIB e onde a cultura é um motor de desenvolvimento de postos de trabalho".

"O nosso objetivo é provocar a indústria criativa. O evento faz com que as pessoas acreditem nos pequenos empreendedores autorais que têm uma história e um legado que precisam ser mantidos. O mundo inteiro precisa ver e abrir portas para esses talentos. Queremos ter a oportunidade de qualificar os empreendedores, que são esquecidos pelos grandes grupos e empresas e não têm espaço no mercado da moda", disse Claudio Silveira, diretor-geral do evento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.