Por: Sérgio Nery

Dia Mundial do Turismo: celebrar e planejar

O último sábado, 27 de setembro, marcou o Dia Mundial do Turismo, celebrado há mais de quatro décadas pela ONU e que em 2025 trouxe como tema "Turismo e Transformação Sustentável".

A data ganha relevância para o Brasil que preside o Conselho Executivo da ONU Turismo e assume papel de liderança global nas discussões sobre o futuro da atividade.

O momento é positivo: os números apontam para a consolidação dessa indústria como motor de desenvolvimento, com impacto na geração de empregos e na economia.

Mas também impõe desafios que o país precisa endereçar, como ampliar e modernizar a infraestrutura turística, fortalecer a conectividade aérea regional e atrair investimentos em inovação e sustentabilidade.

O Brasil celebra, mas também precisa agir. A transformação sustentável no turismo é condição para que a atividade cresça de forma inclusiva, competitiva e responsável.

Para isso, o setor precisa de gestão técnica, imune às disputas políticas que frequentemente desviam o foco do verdadeiro desenvolvimento.