Por: Ruy Castro

Quem 'canta jazz' e quem não?

O quanto é dífícil definir o que é um(a) "cantor(a) de jazz"? | Foto: Richie Lugo/Unsplash

Leitores se surpreenderam ao lerem que não foi com os jazzistas americanos que Leny Andrade aprendeu a fazer scat singing — a improvisação vocal, sem palavras, criando novas linhas melódicas —, mas com Dolores Duran cantando "Fim de Caso", em 1959. É fácil conferir. Basta baixar "Fim de Caso" com Dolores.

Outros talvez estranhem a informação de que nem todo jazzista canta scat. Billie Holiday nunca fez scat. Nem Peggy Lee, Carmen McRae, June Christy, Chris Connor e Lena Horne, assim como, entre os homens, Nat King Cole, Ray Charles, Billy Eckstine, Johnny Hartman e Chet Baker. O fato de se manterem fiéis à melodia e não se entregarem ao dá-bá-dá-bá-dá não os torna menos cantores "de jazz", o que fica óbvio ao apenas escutá-los.

É verdade que, em compensação, temos Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Mel Tormé, Anita O'Day, Cab Calloway e Annie Ross, cujos improvisos desencavam frases vibrantes, latentes sob o tema principal, que nem os músicos com seus instrumentos. Só que esses cantores, quando queriam, também podiam cantar sem se afastar da partitura, daí a dificuldade de definir o que é um "cantor de jazz". Ele seria a antítese de um cantor "popular", mais comedido? Se for, como explicar que Duke Ellington e Count Basie vissem Bing Crosby, Frank Sinatra, Tony Bennett, Rosemary Clooney e Fred Astaire como seus pares?

No Brasil, a distinção é clara. Temos os cantores de bossa, como Carmen Miranda, Cyro Monteiro, Miltinho, Elza Soares, Wilson Simonal, e os românticos, como Nelson Gonçalves, Elizeth Cardoso, Angela Maria, Agnaldo Timóteo, Maria Bethânia.

Cantar com bossa é cantar jazz. Mas como classificar, digamos, Lucio Alves e Dick Farney? Para mim, Lucio, mestre de João Gilberto e capaz de entortar qualquer ouvido, era um cantor de bossa. E Dick, apesar de jazzista até a alma ao piano, era um cantor romântico.

 

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