CORREIO POLÍTICO | Gleisi convoca ministros para discutir freio à anistia

São esperados ministros do MDB, PSD, União Brasil, PP e Republicanos.

Por

Ministra reforçará posição contrária do governo

A ministra de Relações Institucionais Gleisi Hoffmann se reúne nesta segunda-feira (8) com ministros do governo Lula que integram partidos de centro-direita para discutir estratégias que possam frear o andamento no Congresso Nacional do projeto que dá anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

As negociações em torno da proposta avançaram na última semana em resposta ao início do julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu na trama golpista, e envolveram partidos do centrão e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Tarcísio é apontado por políticos desse grupo como o candidato preferencial para enfrentar Lula, e há uma pressão sob Bolsonaro para que ele faça do governador o seu sucessor político. A ideia, de acordo com aliados do ex-presidente, é conseguir avançar com uma proposta de anistia após sua eventual condenação e, assim, tirá-lo da prisão, mas mantendo sua inelegibilidade.

O encontro ocorre na manhã desta segunda, no Palácio do Planalto, e deve reunir ministros que foram indicados à Esplanada por partidos de centro e que têm atuação mais próxima às bancadas partidárias no Congresso. Segundo um deles afirmou à reportagem, a ideia é que o encontro sirva para que seja alinhada uma atuação coletiva dos ministros nesse tema e em outras questões de governo no Legislativo.

Um auxiliar de Lula diz ainda que o encontro deverá servir para ser um espaço de coordenação dessa atuação dos ministros, assim como um momento para que eles tragam o sentimento das bancadas. No Planalto, a orientação é de oposição à anistia, e é isso que Gleisi deverá reforçar aos demais ministros, cobrando atuação deles junto aos deputados e senadores de suas respectivas siglas.

São esperados ministros do MDB, PSD, União Brasil, PP e Republicanos.