TCU apura denúncia sobre uso de verba do governo para "O Agente Secreto"
Tribunal analisa representação que aponta possíveis irregularidades no uso de recursos públicos para a promoção internacional do filme "O Agente Secreto"
O Tribunal de Contas da União (TCU) apura uma denúncia de possíveis irregularidades no uso de recursos públicos federais para a promoção internacional do filme brasileiro “O Agente Secreto”. A diligência teve início no último dia 28/4, está sob relatoria do ministro Jhonatan de Jesus, e mira repasses feitos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura.
De acordo com o processo no TCU, a representação levanta dúvidas sobre os critérios técnicos adotados para a liberação dos recursos, além da transparência no processo decisório. Também são citados possíveis problemas relacionados à economicidade do gasto público e aos mecanismos de controle e prestação de contas.
“Representação sobre possíveis irregularidades na destinação e execução de recursos públicos federais repassados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) para a promoção internacional do filme brasileiro ‘O Agente Secreto’, especialmente quanto à ampliação do montante inicialmente previsto, aos critérios técnicos adotados, à transparência do processo decisório, à economicidade do gasto público e aos mecanismos de controle e prestação de contas”, descreve o TCU.
Nesta fase, o tribunal avalia se há elementos suficientes para a abertura de uma apuração mais aprofundada ou eventual responsabilização dos envolvidos.
O longa estrelado por Wagner Moura é uma coprodução entre Brasil, Alemanha, França e Holanda e teve o orçamento aprovado de aproximadamente R$ 28 milhões. Considerado um sucesso de bilheteria, acumulou mais de R$ 50 milhões desde o seu lançamento.
O presidente Lula (PT) celebrou a participação de “O Agente Secreto” na premiação do Oscar em 2026. Em publicação nas redes sociais, destacou a força do cinema brasileiro. “É o Brasil levando ao mundo a potência da nossa cultura e das nossas histórias”, escreveu.