Por: CORREIO ECONÔMICO

CORREIO ECONÔMICO | CVM faz pesquisa e traça perfil do investidor brasileiro

Medidas e informações sobre a CVM na palma da mão | Foto: Divulgação

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou o relatório da pesquisa Perfil e Comportamento dos Investidores 2024. O objetivo foi traçar um panorama completo e aprofundar a compreensão de quem são os investidores brasileiros.

O levantamento aponta que o objetivo principal é a formação de reservas para a aposentadoria. O planejamento financeiro é apontado como prioridade para os perfis moderado e conservador e segunda opção para o perfil arrojado. de investidor e por se sentirem satisfeitos com os serviços.

A atuação da CVM no mercado de capitais também foi apontada como predominantemente positiva: 55% dos investidores avaliaram como excelente ou boa a performance da autarquia.

 

Imprevistos

A pesquisa também mostrou que 86% dos participantes afirmaram estar preparados para lidar com imprevistos financeiros e identificou um aumento na busca por rentabilidade (45%), diversificação da carteira (42%) e interesse por educação financeira (42%).

Continuidade

O mercado de capitais, de forma geral, é avaliado de modo positivo. Cerca de 86% dos participantes declararam que pretendem continuar investindo, motivados, em grande parte, pela percepção de que o mercado oferece produtos compatíveis com seu perfil.

Governo vai anunciar mudança no vale-alimentação

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, informou que o governo deve anunciar, em outubro, quais serão as mudanças para o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). A intenção é limitar a taxa de desconto cobradas de bares, restaurantes e supermercados nas vendas com vale-refeição e vale-alimentação. Marinho disse que ainda quer esgotar a mediação entre as operadoras e os representantes de bares e restaurantes para evitar um ajuizamento.

Inicialmente, o anúncio das mudanças deveria ter sido feito em maio. Agora, a expectativa é que o anúncio ocorra na próxima semana, quando voltar da República Dominicana.

 

Taxas

As taxas de desconto são cobradas dos estabelecimentos que aceitam esses cartões como forma de pagamento. Além da diminuição na taxa, o governo também quer reduzir o prazo de 30 dias para que as empresas repassem os valores a bares, restaurantes e mercados.

Conjunto

O martelo deve ser batido em conjunto com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. "O presidente Lula nos autorizou. Está comigo e com o Haddad, e eu e ele vamos tomar essa decisão assim que vencermos o cansaço na mesa de negociação", disse Marinho.

Emprego

O Brasil fechou o mês de agosto com saldo positivo de 147.358 empregos com carteira assinada. O balanço é do Novo Caged divulgado nesta segunda (29). O ministério informou que o resultado de agosto decorreu de 2.239.895 admissões e 2.092.537 desligamentos no período.

IFood

O ministro comentou o adiamento de um pacto de valorização das condições de trabalho de entregadores de aplicativo, que seria assinado com a Ifood. Segundo o ministro, o adiamento ocorreu em razão do interesse do governo em ampliar o número de participantes.