O Ibmec Brasília vai sediar o primeiro Encontro Jurídico Nacional, cidade que concentra as principais decisões políticas e jurídicas do país, no dia 1º de outubro, no prédio do Ibmec no SIG, em Brasília. O evento reúne ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), juristas de renome e professores da instituição para discutir os impactos dos precedentes qualificados e da segurança jurídica no desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Entre os destaques da programação estão o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso e o ministro Luiz Fux e outras personalidades do mundo jurídico.
O encontro contará com uma mesa de debates composta por nomes de referência na área jurídica, como Humberto Dalla, desembargador do TJ-RJ e coordenador do Grupo CNPq; Marcelo de Oliveira Milagres, desembargador do TJ-MG e professor da UFMG; Francisco Rezek, ex-ministro das Relações Exteriores e ex-juiz da Corte Internacional de Justiça; Flávia Piovesan, procuradora do Estado de São Paulo e referência internacional em direitos humanos; e Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.
Para Ricardo Caichiolo, diretor do Ibmec Brasília, o evento representa um marco na consolidação da instituição como referência nacional em ensino jurídico. Ele destaca que o encontro está centrado no tema precedentes qualificados, segurança jurídica e desenvolvimento econômico, e ressalta que a presença de figuras eminentes e de grandes nomes do Direito reforça o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e o debate de alto nível. "Esperamos que o evento proporcione uma oportunidade única para estudantes, professores, profissionais e a comunidade em geral, que terão contato direto com pensadores que moldam o cenário jurídico nacional", diz.
Caichiolo também enfatiza o papel estratégico do Ibmec Brasília como polo de inovação e debate jurídico. Segundo ele, a realização do evento presencial no auditório da unidade, com a participação ativa da comunidade acadêmica e externa, projeta a instituição como centro de excelência em formação e pesquisa.
"A realização de um evento com palestrantes de renome e que também são docentes do Ibmec projeta a nossa instituição no cenário jurídico como um centro de excelência. Isso ressalta nossa capacidade de atrair talentos e de promover discussões relevantes".
Além disso, o diretor destaca o impacto direto que o encontro terá na formação dos alunos, ao proporcionar uma experiência prática e enriquecedora. "Nossos estudantes terão a oportunidade de aprender diretamente com ministros do Supremo Tribunal Federal, desembargadores e professores que contribuem ativamente para a jurisprudência e a teoria jurídica no Brasil e no exterior. A troca de conhecimento e a rede de contatos que se forma nesse tipo de evento são cruciais para o desenvolvimento profissional dos nossos alunos".
Escolha estratégica para o encontro
A escolha de Brasília como sede do evento também é estratégica. O diretor do Ibmec São Paulo, Reginaldo Nogueira, reforça que a capital federal é o centro das decisões jurídicas e políticas do país, o que potencializa o impacto institucional do encontro. "O Ibmec é uma instituição de ensino nacional, com presença estratégica em capitais relevantes como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Brasília, naturalmente, nos conectamos ao centro do poder político e jurídico do país. Realizar o 1º Encontro Jurídico Nacional é um movimento natural, e reforça nosso compromisso com a excelência acadêmica e com a articulação prática junto aos principais atores do Direito no Brasil", explica.
O diretor também destaca que a conexão com grandes nomes do Direito não se limita a eventos pontuais, mas faz parte da proposta pedagógica do Ibmec. Ele lembra que ministros do STF como Luís Roberto Barroso e Luiz Fux são professores da instituição, assim como o ex-ministro Francisco Rezek e a professora Flávia Piovesan. "Mais do que trazer essas figuras em programações especiais, o Ibmec mantém uma relação contínua com profissionais de referência que também atuam como docentes. Essa integração fortalece a experiência acadêmica dos nossos alunos e coloca o Ibmec como espaço de debate, produção de conhecimento e formação de profissionais prontos para contribuir com consistência para o desenvolvimento do país."
Sobre a importância do evento, Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e Vice-presidente da Yduqs, destacou o papel estratégico do Ibmec na formação de profissionais para o futuro do país. "O Ibmec ocupa um papel estratégico na formação dos alunos que transformarão o futuro do nosso país. E nós trabalhamos todos os dias com muita dedicação para preparar os protagonistas do Brasil que queremos ver: ético, inovador e comprometido com a justiça. O Encontro Jurídico Nacional reflete a nossa missão, um espaço de altíssimo nível que reúne grandes nomes do Direito e da academia, formadores de opinião que já deixaram e continuam deixando um legado. É uma honra participar de um encontro que coloca a educação a serviço do país".
Inscrições
Gratuito, com emissão de certificados para os participantes mediante inscrição prévia por meio de vagas limitadas, o 1º Encontro Jurídico Nacional do Ibmec busca fomentar reflexões profundas sobre o papel dos precedentes judiciais na construção de um ambiente de maior previsibilidade e estabilidade para a sociedade e o mercado, além de promover a integração entre estudantes, docentes e profissionais da área jurídica.
Serviço
Data: 1º de outubro de 2025
Horário: 8h30
Local: Asa Auditorium - Setor de Indústrias Gráficas Sul, Ed. Capital Financial Center - Bloco C
Inscrições limitadas no site do Ibmec (https://acesse.one/FdXsP)