Por: Por Martha Imenes

CORREIO DO APOSENTADO | Consignado aos 120 de idade, espera de 40 anos... Mistérios do INSS

O INSS e seus mistérios: centenários ganham destaque | Foto: Freepik

Os centenários brasileiros e sua relação com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganharam destaque no noticiário nos tempos. Primeiro, um levantamento via Lei de Acesso à Informação (LAI) mostrou que 86 pessoas com mais de 120 anos e outras 2,5 milhões - entre 80 e 120 anos - têm crédito consignado. Agora em setembro uma longa espera chamou atenção: uma senhora de 101 anos, de Roraima, esperou 40 anos por uma aposentadoria rural. 

O tempo de espera pela aposentadoria quase chegou ao requisito mínimo para pedir o benefício ao trabalhador rural. Depois da reforma da Previdência de 2019, o INSS exige comprovação de 15 anos de atividade no campo e idade mínima de 60 anos (homens) e 55 (mulheres).

 

Pedido feito em 1985

O benefício, solicitado em 1985 pela idosa nascida em novembro de 1923, foi negado pelo INSS por não reconhecer o direito à aposentadoria rural. Primeiro porque havia uma pensão por morte de trabalhador rural sendo paga à idosa, depois pelo fato de ela não estar mais morando no campo, segundo relatou o G1. 

Em dezembro de 2020, a aposentadoria foi solicitada novamente, quando ela tinha 97 anos. Após quase cinco anos de processo, a Justiça reconheceu o direito ao benefício em março de 2025. Ela começou a receber em abril.

Foi dado como 'morto', mas está vivo? Calma, tem solução

Por aplicativo ou site, Meu INSS dá acesso a serviços | Foto: Divulgação

O aposentado do INSS vai sacar o pagamento do mês e descobre que está "morto". Com isso, o benefício foi suspenso. Calma, dá para resolver a confusão. Basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS.

Esses casos chamados de "morto-vivo" são comuns, principalmente por conta de com homônimos (pessoas que têm o mesmo nome e sobrenome) e também algumas similaridades com outra pessoa, como nome da mãe e data de nascimento, por exemplo. Esses são os homônimos perfeitos. É raro, mas acontece. Os dados de óbito chegam ao INSS pelo Sistema Nacional de Informações de Registro Civil, se forem iguais, o benefício é suspenso.

 

Passo a passo

Para pedir a reativação do benefício o prazo é de até 30 dias. Veja como:

- Acessar o Meu INSS com login e senha da plataforma Gov.br

- Ir para a alternativa "Novo pedido"

- Selecionar a opção "Novo requerimento"

- Em seguida, acessar "Atualizações para manutenção do benefício"

- Depois, clicar em "Reativar benefício"

- Selecionar o benefício que deseja ativar

- Verificar os dados e, se estiver tudo certo, apertar "Avançar"

- Preencher as informações e concluir o pedido

Critérios de batimento

Os critérios de batimento de dados efetuados pela autarquia são abrangentes: CPFs duplicados, nomes parecidos e datas de nascimentos idênticas podem levar à suspensão do pagamento.

Por isso manter todos os dados atualizados na base do INSS é de extrema importância. Uma informação pode ser igual em dois casos e faltar uma outra, por exemplo. Na checagem são avaliadas as que constam no cadastro.

A retificação das informações podem ser solicitadas pela Central 135 e também pelo Meu INSS.