Por: CORREIO ECONÔMICO

CORREIO ECONÔMICO | Exportações de veículos automotores subiram 49,3%

Vendas de veículos ao exterior teve alta em agosto | Foto: Tom Fisk/ Pexels

Balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra que que o Brasil exportou 57,1 mil unidades em agosto deste ano. O volume representa uma alta de 19,3% sobre julho e de 49,3% sobre igual mês do ano passado. O acumulado de janeiro a agosto somou 313,3 mil unidades, 12,1% acima das exportações nos primeiros oito meses de 2024.

"O crescimento da nossa produção nos últimos meses decorre da maior presença de nossas associadas no mercado externo", disse o presidente da Anfavea, Igor Calvet.

Em agosto, as fábricas brasileiras produziram 247 mil autoveículos, o que significa um aumento de 3% em relação ao mês anterior e uma queda de 4,8% ante agosto do ano passado.

 

Emplacamento

O total de emplacamentos foi de 225,4 mil veículos. O acumulado de emplacamentos deste ano é 1,668 milhão de autoveículos, 2,8% a mais do que nos primeiros oito meses de 2024. As vendas de modelos nacionais no varejo caíram 9,3% no ano, ante alta de 17,3% dos importados.

Elétricos

Houve crescimento dos emplacamentos de modelos eletrificados nacionais: eles representaram 25% das vendas totais de híbridos e elétricos no ano. Entre todos os segmentos o que mais sofre os efeitos dos juros altos e da inadimplência é o de caminhões, que caiu 1%.

Franchising brasileiro cresce 14,2% no 2º trimestre

Franquias do setor de limpeza está em expansão | Foto: Divulgação

O setor de franquias apresentou ritmo acelerado de expansão no segundo trimestre de 2025, com faturamento de R$ 69,9 bilhões, alta de 14,2% ante igual período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre os segmentos, o de Limpeza e Conservação se destacou com crescimento 15,4%. Segundo Lucien Newton, vice-presidente da vertical de Consultoria do Ecossistema 300 Franchising, o crescimento do setor reflete uma combinação de fatores estratégicos que tornam o modelo ainda mais atrativo para os empreendedores. O destaque se dá por conta da oferta de serviços essenciais.

 

Automotivo

Redes com foco no setor automotivo, como a microfranquia KoalaCar, que faz limpeza a seco de veículos com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental, também se destacam no setor por reduzir o consumo de até 300 litros de água em cada lavagem.

Limpeza

No mesmo cenário de expansão do setor está a Ecoville, maior franquia de produtos de limpeza do Brasil. Com mais de 300 operações ativas, a marca se consolida como centro de soluções de limpeza, oferecendo ao mercado um portfólio superior a 2 mil itens.

Higienização

Um dos serviços que reforça os números positivos do segmento é o de higienização especializada. Referência no segmento e uma das maiores redes de limpeza e blindagem de estofados do país, a CleanNew prevê faturamento de R$ 45 milhões para este ano.

Negócios

Ingressar em uma franquia de limpeza pode ser um caminho para investir num segmento em ascensão. Por ser um setor versátil, que atende desde pessoas físicas a empresas e condomínios, quem escolhe essa área pode encontrar uma franquia que caiba no bolso.