Por: Martha Imenes

CORREIO ECONÔMICO | Cade dá 30 dias para Gol e Azul detalharem acordo

Voos adicionais foram planejados para destinos turísticos | Foto: Divulgação

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que as companhias aéreas Gol e Azul apresentem, em até 30 dias após serem notificadas, cópia e detalhes do acordo de cooperação comercial (codeshare) que as duas empresas anunciaram em maio de 2024, com o propósito de "conectar suas malhas aéreas".

Com a decisão, Gol e Azul ficam proibidas de expandir as rotas conjuntas até que o Cade dê a palavra final sobre o mérito e as eventuais consequências do acordo. Se as empresas não submeterem os detalhes da parceria ao conselho dentro do prazo estabelecido, deverão suspender o acordo, respeitando os direitos dos clientes que tenham adquirido passagens aéreas vendidas conjuntamente.

 

Apuração

A decisão é fruto de Procedimento de Apuração de Ato de Concentração que o Cade instaurou para avaliar se os termos da parceria teriam que ser analisados e aprovados pelos conselheiros que integram a autarquia responsável por instruir os processos administrativos.

Sem isenção

Para o relator do caso, o conselheiro Carlos Jacques, os contratos de codeshare não contam com isenção automática da análise concorrencial, devendo ser avaliados individualmente. Em seu voto, o conselheiro recuperou o histórico de avaliação de acordos semelhantes.

Sistema CNC-Sesc-Senac inaugura bistrô em Manaus

Inauguração do Bistrô Senac Teatro em Manaus | Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) - Departamento Regional do Amazonas - inaugurou a primeira fase do Bistrô Senac Teatro, localizado em um casarão histórico restaurado no Centro de Manaus. A cerimônia contou com a presença do presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros; do presidente em exercício da Fecomércio-AM, Aderson Frota; além de dirigentes sindicais, conselheiros, autoridades locais e representantes do setor do comércio. Durante a solenidade, José Roberto Tadros ressaltou o empenho do Sistema CNC-Sesc-Senac na preservação da memória do Amazonas e na formação profissional.

 

Revitalização

O Bistrô Senac Teatro integra o conjunto de ações do Sistema Fecomércio no Amazonas para revitalização de imóveis históricos e sua transformação em espaços de educação e inovação. O local atuará de forma integrada ao calendário cultural da capital amazonense.

Dezembro

O espaço tem a proposta de ser mais do que um restaurante, mas um polo de experiências gastronômicas e um ambiente de aprendizado prático para estudantes das áreas de gastronomia, hospitalidade e turismo. O funcionamento aberto ao público está previsto para dezembro.

Indústria

A produção da indústria recuou 0,2% na passagem de junho para julho. Com esse resultado, o setor chega a quatro meses sem crescimento, o que é explicado pelo ambiente de juro alto. De abril a julho, a indústria acumula perda de 1,5%, sendo quedas em abril (-0,7%) e maio (-0,6%).

Acordo

O Ministério da Agricultura e Pecuária concluiu a negociação tarifária com o Japão para venda de produtos à base de gordura de aves, suínos e bovinos. Esses produtos são usados na fabricação de ração animal e pet food. O Brasil é um dos maiores fornecedores de soja e milho.