Coluna Magnavita | Com Couto e Cavaliere, Lula assina termo de adesão do Rio ao Propag

Propag permitirá ao Estado do Rio economizar R$ 3,1 bilhões nas contas públicas até dezembro deste ano

Por Cláudio Magnavita

Em cerimônia no Palácio Guanabara, o presidente Lula e o governador em exercício e presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto, assinaram o termo provisório de adesão do Estado do Rio de Janeiro ao Propag, fazendo com que a dívida fluminense com a União diminua de R$ 210,6 bilhões, para R$ 168,5 bilhões. A adesão ao programa impacta diretamente a manutenção dos serviços públicos e o pagamento ao funcionalismo, viabilizando o funcionamento da máquina estadual.

Lula esteve no Rio, nesta segunda-feira, 22 de junho, para a assinatura do termo de adesão do estado fluminense ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O programa representa uma solução estrutural para a dívida do Rio de Janeiro com a União, atualmente estimada em R$ 210 bilhões, e permitirá ao estado economizar R$ 3,1 bilhões nas contas públicas até dezembro deste ano.

"Decidimos fazer alguma coisa que pudesse permitir um acordo civilizatório entre dois entes federados. Ou seja: criar as condições objetivas para que o estado pudesse saldar a sua dívida em condições que ele pudesse cumprir", ressaltou Lula, ao lado do governador em exercício do RJ, desembargador Ricardo Couto, e do prefeito Eduardo Cavaliere.

Ricardo Stuckert - O presidente Lula e o governador em exercício do Rio, Ricardo Couto, se encontraram na assinatura da adesão do Rio ao Propag

Ricardo Stuckert - Lula com Ricardo Couto durante a cerimônia relizada nesta segunda-feira