Coluna Magnavita | Paes revela que terá uma mulher como vice: Jane Reis, do MDB, deverá ser anunciada nesta quinta
O prefeito Eduardo Paes confirmou a vários interlocutores no seu camarote na Sapucaí, nesta segunda, 16, que já bateu o martelo e terá uma mulher na sua chapa como candidata a vice. A escolhida é a advogada Jane Reis, presidente do MDB Mulher de Duque de Caxias, irmã do ex-prefeito Washington Reis e dos deputados Rosenverg Reis (estadual) e Gutemberg Reis (Federal), e tia do prefeito Netinho Reis.
Além de ter uma mulher na chapa, Eduardo Paes avança também junto ao eleitor evangélico. Jane é casada com o pastor Rafael Corato, da Igreja Assembleia de Deus, em Duque de Caxias. A atuação na igreja é marcada pelo foco na ministração da palavra e na liderança espiritual da comunidade. Rafael atua em conjunto com sua esposa, que também tem uma presença ativa na igreja, unindo o trabalho ministerial à articulação comunitária e política da família Reis na região. Ele possui laços fortes com as lideranças evangélicas do estado.
Escolhida pela família para compor a chapa de Paes, Jane Reis é advogada e possui uma trajetória voltada para a articulação política e partidária, especialmente dentro do MDB (Movimento Democrático Brasileiro).
Graduada em Direito, exercendo a advocacia, ela foi candidata à Prefeitura de Magé nas eleições de 2020 pela coligação "Magé Merece Respeito", onde obteve votação expressiva (mais de 15 mil votos), terminando na terceira colocação. Foi candidata como um teste de urna, como informou à coluna um membro da Família que Reis que ressaltou: "tivemos o cuidado de avisar antes a família Cozzolino, de quem somos amigos". Durante sua campanha, ela defendeu bandeiras como a atração de empresas para geração de empregos e melhorias na saúde pública local, como a criação de hospitais especializados.
O nome será anunciado durante solenidade de apoio do MDBà candidatura de Eduardo Paes nesta quinta, às 11 horas da manhã, com a presença do presidente nacional do partido, Baleia Rossi, e do ex-presidente Michel Temer.
O convite está sendo feito com a recondução de Washington Reis à presidência regional do partido, na qual se encontrava afastado.
Eduardo Paes segue os passos iniciais da campanha de Cláudio Castro, que teve, inicialmente, o MDB como vice, com o próprio Washington Reis como candidato. A troca do vice só ocorreu na reta final devido ao impedimento junto à justiça eleitoral.
A classe política apostava no deputado estadual Rosenverg, mas para ele está reservado, no acordo, uma das vagas do Tribunal de Contas do Estado - TCE, um velho pleito do parlamentar. Se eleito, Paes terá, no início do seu mandato, pelo menos uma vaga a ser preenchida pela Família Reis.