Coluna Magnavita | Reestruturação da Polícia Militar do Rio de Janeiro
O governador Cláudio Castro assinou, nesta segunda-feira (26), o decreto que estabelece a nova reestruturação operacional e administrativa da Secretaria de Estado de Polícia Militar. A iniciativa prevê a centralização de esforços na expansão da presença ostensiva com a criação de novas unidades operacionais e administrativas, visando otimizar o tempo de resposta e alinhar a atuação da corporação às atuais dinâmicas de segurança pública.
Entre as medidas estabelecidas estão a modernização e a eficiência administrativa, permitindo que a Polícia Militar tenha um controle mais eficiente do território.
A proposta também fortalece o serviço de inteligência, melhora a gestão de pessoas, amplia a atenção aos pensionistas, investe na saúde dos policiais, com a construção do Hospital da Polícia Militar de Sulacap, na Zona Oeste do Rio e reforça a imagem institucional da corporação.
A Polícia Militar vai criar, pelo menos, 16 unidades operacionais e administrativas. Estão incluídos batalhões como: 1º BPM (Venda da Cruz - SG), já em funcionamento; o 13º BPM (Maricá); o 42º BPM (Araruama); 44º BPM (Nova Iguaçu), 45º BPM (Jacaré) e 46º BPM (Guarus e São Francisco de Itabapoana).
