PINGA-FOGO

Por

OAB-RJ ANUNCIA REDUÇÃO DE 17% NO VALOR DA ANUIDADE PARA A ADVOCACIA - A Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) vai reduzir o valor da anuidade para a advocacia de todo o estado. Segundo a presidente Ana Tereza Basilio, a redução será de 17,49%, saindo de R$ 1.193,83 para R$ 985,00, a partir de dezembro. Esta é a maior redução de anuidade registrada nos últimos 20 anos pela Seccional.

Uma das principais promessas de campanha da primeira mulher presidente da OAB-RJ em 94 anos de história, a redução no valor da anuidade, chegou antes do previsto. De acordo com a Ordem, a medida só foi possível por causa da reforma administrativa realizada nos primeiros meses do ano, com readequação do corpo funcional, correção de distorções salariais, de acordo com valores praticados pelo mercado, e revisão dos contratos de prestação de serviços.

"Foi um período difícil. Tivemos que cortar na própria carne para reequilibrar as contas da OAB-RJ. Graças a muito trabalho, foi possível reorganizar a casa e dar essa boa notícia para a advocacia de todo o estado, de reduzir o valor da anuidade, mantendo a qualidade dos serviços que a gente oferece", disse a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio.

IA EM DOSE DUPLA I - O Assistente de Inteligência Artificial Generativa (Assis) do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) foi avaliado pelo Instituto de Tecnologia da Universidade de Oxford, nos Estados Unidos, como uma das ferramentas mais avançadas e importantes do mundo. A análise foi feita com base em um estudo mundial sobre ferramentas de IA no Judiciário global.

O estudo cita que o sistema Assis gera rascunhos de decisões judiciais, sentenças e pareceres utilizando modelos generativos baseados no GPT-4. O sistema adapta a produção ao estilo de escrita e ao histórico judicial de cada magistrado, baseando-se em suas decisões e pareceres anteriores, e também permite que os juízes façam perguntas sobre os documentos do processo e acessem informações relevantes diretamente dos autos eletrônicos. A universidade americana destacou que o sistema opera de forma segura, com governança de dados e registros de auditoria, não reutilizando dados para treinamento de IA.

IA EM DOSE DUPLA II - Na última terça-feira (14), foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Petrópolis (CMP) para discutir os impactos da inteligência artificial na educação e os caminhos para o fortalecimento do ecossistema local de ciência e tecnologia. Coordenado pela Comissão de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e presidido pela vereadora e professora Lívia Miranda, o encontro destacou a mobilização pela instalação de um supercomputador de inteligência artificial na cidade, iniciativa que busca consolidar Petrópolis como a "capital nacional da inteligência artificial".

Além disso, a audiência contou com a participação de diversos especialistas, acadêmicos e autoridades, como o vereador Thiago Damaceno, o Prof. Dr. Esteban Clua (UFF), Pedro Correa (Instituto Máquina Aberta), Mateus Ferreira de Bastos (UFRJ/Oasis), Douglas Ferreira (CIEP da Posse/Instituto Máquina Aberta), Tomás Martinelli (Instituto Máquina Aberta), Fábio Borges (Diretor do LNCC), Marcilene Scantamburlo (Secretaria Municipal de Educação), a deputada estadual Dani Balbi, entre outros.